O presidente da Renault na América Latina, Luiz Pedrucci, durante a apresentação do Zoe no Salão de São Paulo.| Foto: Marcelo Machado de Melo / Divulgação

Renault é uma das marcas que mais vêm causando burburinho no Salão do Automóvel de São Paulo, aberto até o dia 18 de novembro. 

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O anúncio do início das vendas do elétrico Zoe no Brasil surpreendeu a todos, e por um preço bem abaixo da concorrência - R$ 149.990. 

Os rivais Chevrolet BoltNissan Leaf, confirmados também durante a mostra paulista, só chegam em 2019 e com etiquetas de R$ 175,5 mil e R$ 178,4 mil, respectivamente - detalhe que são hatches de maior porte e tecnologia. 

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No estande da RenaultZoe está na linha de frente das atrações, ao lado do Simbyoz, um conceito também elétrico, e autônomo, projetado para ser a sala de estar móvel da família no futuro. “Será o carro do ano em 2030”, garante Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault na América Latina. 

O conceito Simbyoz é um projeto  de autônomo conectado à casa no futuro. 

O executivo enche a boca ao afirmar que a marca francesa é a que mais investe na eletrificação de carros no mercado brasileiro, vendendo atualmente metade do que é consumido no segmento. 

Fruto de parcerias com entidades privadas e públicas, como Itaipu, Coca-Cola, Correios, DHL, além da prefeitura de Curitiba, que equipou a frota da sua guarda municipal com unidades do Zoe - o pequenino Twizy e o furgão Kangoo ZE são outros modelos movidos a energia limpa rodando pelo país. 

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Escondida num canto do espaço Renault, sem os mesmos holofotes, está a picape média  Alaskan. Prevista para estrear em breve no país, parece que vai virar uma novela com enredo parecido ao do SUV médio Koleos, que chegou a ser anunciado há dois anos como novidade para o Brasil, mas até agora…

A picape Alaskan irá disputar mercado comToyota Hilux, Ford  Ranger, Chevrolet S10, entre outras. 

 

Quando realmente chegarão? E a atualização do Duster, que já está a venda na Europa? A bola da vez na especulação é o SUV-cupê Arkana, apresentado recentemente como conceito e que encaixaria como uma luva em nosso mercado, apontam especialistas automotivos. 

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E a vinda do Zoe e de outros elétricos significa que o Brasil entrou de vez na era dos mobilidade verde? O Zoe será um termômetro para a marca apostar no Kwid elétrico, que fará sua estreia mundial em 2019? Aliás, temos infraestrutura para atender uma possível demanda. E qual seria o tamanho desta procura? 

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O K-ZE, uma espécie de Kwid elétrico, estreia primeiro na China, em 2019. 

Essas e outras respostas você pode conferir no bate-papo realizado com Luiz Pedrucci no estande da Renault durante o Salão de São Paulo (assista abaixo). 

O presidente também comentou sobre o segredo para o sucesso de vendas da montadora, atualmente com uma fatia de 8,6% do mercado brasileiro. Justamente no ano em que comemora 20 anos de Brasil, com a fábrica em São José dos Pinhais (PR). 

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Pedrucci já adianta que a meta até 2022 é abocanhar 10% do mercado nacional, o que, provavelmente, colocaria a Renault como a quarta fabricante do país.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea
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