Restaurantes

Turismo gastronômico

À descoberta dos cicchetti, os tradicionais petiscos dos botecos de Veneza

5 lugares para comer bem gastando pouco na cidade italiana

por Roberta Gonçalves, especial para Bom Gourmet Publicado em 02/08/2018 às 14h
Compartilhe

Esqueça as filas intermináveis da Piazza San Marco. Se você é do tipo que daria qualquer coisa para fugir da multidão de turistas e tomar um aperitivo relaxante, degustando delícias típicas de Veneza, no Norte da Itália, acertou na escolha.

A baixa gastronomia da capital do Vêneto– extremamente saborosa e respeitosa de suas raízes – é um espetáculo à parte e surpreende os bons de garfo. Considerados pelos venezianos quase “uma instituição extra-oficial” da cultura local, os melhores botecos costumam orbitar em torno dos bairros Cannaregio e San Polo.

No cardápio, uma maré de iguarias à base de peixes, frutos do mar, verduras e as lendárias polpette di carne, os bolinhos de carne fritos. Quando quiser badalar pelos bares da Sereníssima República, procure pelos bacari, que seriam nossos botecos por aqui, escolha um dos deliciosos cicchetti, os salgados de boteco, e pronto. Agora que você já está por dentro do vocabulário básico, dê uma olhada nas cinco dicas que selecionamos e se jogue!

Il Paradiso Perduto

Balcão do bar. Foto: Gillo Brunisso

Localizado na Fondamenta della Misericordia, no bairro Cannaregio, esse espaço traz receitas tradicionais e aperitivos venezianos, dentre eles, alcachofra, sardinha e bacalhau empanados, além de batatas assadas e polpette. Todos custam entre 1,50 e 2,50 euros a unidade. Dentre os frequentadores, grupos de amigos para comemorações especiais ou apenas um happy hour. Famílias com crianças costumam comparecer com frequência nos almoços de fim de semana. Toca música ao vivo e organiza recitais de poesia.

Serviço: Fondamenta della Misericordia, 2540, Cannaregio,Veneza. Quinta a segunda das 11 à 1h. +39 041 720581.

***

Bacaro da Fiore

Entrada do Bacaro da Fiore. Foto: Gillo Brunisso

Comece esquentando o estômago no boteco (bacaro) e experimente uma porção de lulas – seppia (1,50 euro) e calamari (2 euros) – temperadas com balsâmico e azeite, acompanhadas de polenta na chapa. Se abrir o apetite, continue no restaurante (trattoria), na ativa desde 1871, que fica ao lado do boteco, ambos do mesmo proprietário. Aprecie um dos pratos típicos venezianos, como o bigoli in salsa, uma massa com formato similar ao espaguete, mas com a superfície mais porosa, e molho de sardinha. Depois, é só flanar pelas inúmeras pontes e escadarias da cidade, para apreciar a paisagem e queimar as calorias.

Serviço: San Marco (Calle delle Botteghe), 3461, Veneza. Quarta a segunda das 9 às 22h. +39 041 5235310

***

Bacarando in Corte dell’Orso

>>Aprenda o passo a passo de uma focaccia fofa e deliciosa

A vitrine do Bacarando in Corte dell’Orso expõe várias opções de cicchetti. Foto: Gillo Brunisso

Moradores da cidade, estudantes e turistas se misturam entre os frequentadores desse bar, localizado em um beco escondido. Por lá, uma grande variedade de cicchetti e espetinhos de peixe e verduras esperam pelos clientes. As brusquetas (fatias de pão tostado na grelha com azeite, normalmente, cobertas por algum tipo de legume ou peixe) custam, em média, 2 euros a unidade, acompanhadas por uma bela seleção de vinhos. Os mais pedidos são o Prosecco (3,50 euros a taça) e o Pinot Grigio (4 euros a taça). Para finalizar, aposte em um dos doces feitos na casa, como tiramisù e torta de frutas vermelhas. Às terças e domingos, tem música ao vivo.

Serviço: Corte Dell’Orso, 5495 Veneza. Diariamente das 10h30 à 0h. +39 041 523 8280.

***

Sepa

Entrada do bar Sepa. Foto: Gillo Brunisso

Com decoração descolada e proposta sustentável, o Sepa foi aberto faz pouco tempo e funciona há quase um ano. Traz em seu cardápio iguarias como a batata com creme de mascarpone e gorgonzola (2 euros a porção) e vinho da casa, vendido em quantidade mínima de 250 ml por 4 euros. Cada dia, serve um sabor diferente de risoto. O local não tem mesas. Os aperitivos são servidos no balcão ou sobre grandes barris de vinho. Uma particularidade são os talheres e os copos biodegradáveis, todos produzidos à base de amido de milho.

Serviço: Calle della Bissa, 5482, San Marco, Veneza. Diariamente das 10 às 22h. +39 041 302 6336.

***

Cà D’Oro alla Vedova

As famosas polpette de carne do bar. Foto: Gillo Brunisso

Esse espaço tradicional de Veneza está sob o comando da mesma família há várias gerações, desde o século 17. No balcão, experimente deliciosos salgados, como as polpette di carne (1 euro a unidade), acompanhadas de vinho tinto ou branco (3 euros a taça). Os aperitivos trazem ainda pimentão e berinjela assados, temperados com azeite, sal e ervas aromáticas. Para jantar, é recomendável ligar com antecedência e reservar, pois o ponto é bem disputado.

Serviço: Calle Cà d’Oro, 3912, Veneza. Sexta a quarta das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 22h30. Domingo das 18h30 às 22h30 – +39 041 528 5324.

LEIA TAMBÉM:

>> Aprenda a preparar 5 massas clássicas da Itália

>> Versão abrasileirada do italiano molho alfredo

>> Risoto superfácil: receita italiana cacio e pepe

 

Compartilhe

8 recomendações para você