• 09/12/2020 16:39
Vinhos brasileiros

Banco de dados reúne informações sobre espumantes brasileiros

  • 09/12/2020 16:39
  • Por Gisele Rech
    Banco de dados de espumantes brasileiros.
    Banco de dados de espumantes brasileiros.| Foto: Rudy and Peter Skitteriaus/Pixabay

    Os espumantes brasileiros fazem cada vez mais sucesso. Um estudo da Ideal Consulting revelou um aumento de 43,8% no volume de exportação da bebida entre janeiro e setembro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. De olho na efervescência do mercado, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), em parceria com o laboratório Lavin, criou um banco de dados a partir da análise de 250 amostras de vinhos espumantes que participaram do 11º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado no final de 2019.

    O objetivo é oferecer a produtores de vinho de todo o país informações técnicas por meio de gráficos e estatísticas, que podem ajudá-los a aprimorar o processo de produção da bebida. O banco de dados inclui categorias como brut, extra brut, nature, rosé brut e moscatel e leva em conta referências como acidez total, pH, pressão, álcool, açúcares redutores, tempo em tanque, tempo em garrafa, entre outros. As informações de marca comercial e da empresa que elaborou os espumantes são estritamente confidenciais e o acesso ao banco é restrito aos associados da ABE.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.