Hagi Chocolateria medalhas
Chocolate intenso com manga, premiado no Academy of Chocolate 2023 Awards.| Foto: Divulgação

A marca curitibana Hagi Torroneria e Chocolateria recebeu duas medalhas de bronze no Academy of Chocolate 2023 Awards, pelo seu chocolate intenso 70% com manga e pela drágea Banoffee. A premiação contou 1,4 mil participantes de todo mundo, e a Hagi Chocolateria foi a única marca de Curitiba a receber medalhas. O resultado foi divulgado no último dia 15.

A barra de chocolate intensa utiliza cacau de um manejo agroflorestal de Tomé-Açu, no Pará. Já na drágea Banoffe, o cacau utilizado vem de comunidades ribeirinhas do rio Acará, também no Pará.

A marca recebeu também duas também menções honrosas: barra de chocolate branco 40% cacau e bombom de torrone com chocolate intenso 70%.

A Hagi foi fundada em 2017, e é especializada em torrones italianos. Em 2019, as fundadoras, Adriana e Isabel Hagi, entraram em contanto com produtores de cacau de comunidades ribeirinhas do Pará e deram a início à linha de chocolates artesanais bean to bar – do grão à barra. Hoje, a Hagi conta com duas unidades em Curitiba.

A Academy of Chocolate é uma organização britânica fundada em 2005, que busca trazer maior apreciação ao chocolate artesanal.