• Carregando...

Se o destino nas férias for o Litoral paulista, dê um pulo em Ilhabela, onde a chef Renata Vanzetto recebe em casa grupos, de apenas 18 pessoas por noite, mediante reserva, para um menu com ingredientes orgânicos e de produtores locais. O cardápio – chamado “Cozi­nha de Raiz” – tem seis pratos (R$ 110) e é servido, num clima informal, debaixo de uma jaqueira na casa da chef. O projeto teve início dia 5 de novembro vai até 25 de fevereiro de 2012.

Servido praticamente à beira-mar, no menu: snacks para comer com as mãos, como peixe com pérola negra, mexilhões com vinagrete, tartar de avestruz; de entrada, bochechas de peixe, saladinha da horta com vieiras. No prato principal, camarão com pirão e tartar de banana com coentro do mato ou cordeiro cozido no vinho com purê de taioba, cebola caramelizada e trevo. Para a sobremesa, sorvete de pistache com calda de flores e framboesa, pétalas de rosa em conserva, caramelo de semente de girassol e tomilho limão.

Renata hoje faz parte da nova safra de chefs que vêm se despontando pelo país. Jovem, bonita, com jeitinho praiano, ela brinca com os sabores. Com 23 anos, a chef comanda dois restaurantes: o Marakuthai Ilhabe­­la, que já existe há cinco anos, e o Marakuthai, no Jardins (SP), há dois anos e meio.

Depois de muitas indicações de amigos, conheci o restaurante da capital paulista. Posso garantir que a recomendação se justifica. O lugar é agradável, o atendimento ótimo, e a comida contemporânea da chef é deliciosa. “Minha cozinha é autoral, bem informal, leve, colorida e temperada. Bem a cara de Ilhabela”, define a chef.

Nascida em São Paulo, com um ano e meio os pais se mudaram para Ilhabela, onde Renata morou até os 20 anos. O sonho de menina de ser bailarina ficou pequeno diante da vontade de cozinhar. Influenciada pela avó, com 9 anos já cozinhava e queria ser cozinheira. A caiçara cresceu e, então, resolveu ir pra longe para se profissionalizar. Fez estágios na França e em Barcelona. Quando voltou, abriu o restaurante em Ilhabela, com apenas um prato principal. A comida fez sucesso imediato.

“Ao longo dos anos fui fazendo cursos como de cozinha molecular e técnicas francesas”, conta Renata que, em junho deste ano, fez estágio no Noma comandado pelo chef dinamarquês René Redzepi. O Noma foi eleito pela revista britânica Restaurant como o melhor do mundo em 2010 e 2011. Todo dia 1.º o restaurante abre o site para as reservas do mês e tudo se esgota em três minutinhos. “Fiquei no Noma por 20 dias. Foi mais do que uma experiência de cozinha. Foi uma experiência de vida. Inexplicável estar dentro do melhor restaurante do mundo, ver como pensam, a pressão, o estresse, a cobrança. Quando René aparecia na cozinha, todo mundo tremia de medo. Não foi nada fácil, trabalhava 16 horas por dia. O ambiente era tenso e tínhamos muito medo de errar”, conta Renata, afirmando que o que mais aprendeu lá foi a busca pela perfeição.

Bom, fica aqui a dica: se quiser passar uns dias na praia, reúna os amigos e vá provar um menu, sem muitas firulas gastronômicas.

* * *

Serviço:

Menu Cozinha de Raiz. Av. Força Expedicionária Brasileira, 506, Ilhabela (SP) – (12) 9239-2122 Marakuthai. Al. Itu, 1.618, Jardins (SP) – (11) 3062-7556.

• • • •

Acesse o blog Conversa Temperada

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]