Receitas & Pratos

Bom Gourmet na Copa

Draniki: panqueca de batata e cebola típica da Rússia

O estudante bielorrusso Igar Pyjau ensina uma receita tradicional do leste europeu

por Andrea Torrente Publicado em 26/06/2014 às 05h
Compartilhe
panquecas russas dranimi com molho smetana

As panquecas russas Draniki são feitas de batata e cebola; acompanha Smetana, molho à base de iogurte e nata fresca. Foto Fernando Zequinão / Gazeta do Povo

Batata e cebola são os ingredientes base da culinária da Rússia e de muitos países do leste europeu. Para a Draniki, receita clássica da região, não podia ser diferente. Essa panqueca é feita com uma massa de ovo batido, batata roxa ralada, cebola e alho picados. Para engrossar a massa até o ponto desejado é acrescentada farinha de trigo. Diferentemente das panquecas tradicionais, ela não leva recheio e depois de frita é servida aberta acompanhada de Smetana, um molho de creme de leite e iogurte desnatado.

“Essa massa pode ser utilizada também em outras receitas”, explica Igar Pyjau. “Uma das mais comuns é o Klhótski, um bolinho recheado com carne moída, cogumelos ou bacon. A Bapka leve os mesmos ingredientes, mas é assada no forno”. Nascido em Navapolatsk, a 240 quilômetros de Minsk capital da Bielorrússia, Igar trouxe para o Brasil as receitas que aprendeu com a avó e a mãe.

LEIA MAIS SOBRE GASTRONOMIA RUSSA:

>> Símbolo da Rússia, como deve ser uma boa vodca

>> Borsch e Siriniki: duas receitas  fáceis que fazem sucesso na Rússia

>> Não só vodca: cervejas artesanais crescem na Rússia

>>Do strogonoff às sopas de carne: 7 pratos tradicionais da culinária russa

 

Compartilhe

8 recomendações para você