Receitas & Pratos

O chef indica

Como preparar um molho perfeito com creme de leite fresco

O chef Felipe Miyake, do La Varenne, dá dicas de como usar o ingrediente e mostra uma receita de massa fresca com molho de camarões, limão siciliano e rúcula

por Flávia Schiochet e Andrea Torrente Publicado em 08/01/2017 às 09h
Compartilhe

Para preparar um molho quente à base de creme de leite sem o perigo de talhar, a dica do chef Felipe Miyake, do restaurante La Varenne, é usar o creme de leite fresco, à venda em supermercados. A orientação é comprar o creme de leite refrigerado, que tem prazo de validade menor, teor de gordura de aproximadamente 35% e consistência mais líquida. “É um produto versátil, de sabor mais suave e maior teor de gordura que os cremes de leite longa vida. O creme de leite fresco também aguenta maiores oscilações de temperatura e tanto bate chantilly quanto pode ser fervido”, diz o chef.

Felipe indica usar o produto em um molho para uma massa fresca servida com camarões. Para equilibrar a gordura do creme de leite, foram adicionados limão, rúcula e pimenta. “Combinado a ingredientes que contrastam, o creme de leite fica leve. E combinado com carne, como no estrogonofe, é ideal para dias frios”, explica. Fresco pode substituir os cremes de leite de caixinha ou latinha em receitas doces e salgadas. “Mas o contrário nem sempre acontece”, completa Felipe. A principal diferença entre o fresco e o longa vida é a temperatura em que são pasteurizados: o primeiro passa por um aquecimento de 85 a 100 graus C em um intervalo de 15 segundos – e por isso fica na geladeira –, enquanto o segundo chega a 132 graus C em intervalos de dois a quatro segundos.

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Onde
Nos supermercados Angeloni, Pão de Açúcar, Casa Fiesta.

Quanto
Várias marcas. De R$ 10 a R$ 20.

Confira a receita do prato preparado por Felipe Miyake, do La Varenne:

Compartilhe

8 recomendações para você