Receitas & Pratos

Doce

Duas receitas de rabanada para sua ceia

A versão original pede apenas leite e ovos, mas dá para inovar com leite condensado, chocolate e sucos

por Flávia Schiochet Publicado em 03/12/2014 às 23h
Compartilhe
Rabanada preparada no Empório Joaquim José. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Rabanada preparada no Saint Germain. Foto: Divulgação

 

O passo a passo muita gente sabe de cor: corta-se um pão amanhecido, molha-se no leite, em seguida no ovo, frita-se em óleo e finaliza com açúcar e canela. Eis o sabor do Natal! A rabanada clássica tem lugar cativo à mesa nas festas de fim de ano, mas pode ganhar ainda mais sabor ao se substituir apenas um ingrediente: o leite. Pode ser por suco de frutas, como de laranja e de maracujá, ou calda de chocolate, como ensina Roselaine Petenucci, confeiteira do Empório Joaquim José. Ou mesmo acrescentar leite condensado e leite de coco, como é feito na rede Saint Germain, e garantir uma dose extra de doçura.

Roselaine diz que pão dormido é o principal detalhe para a rabanada dar certo. “Pode ser qualquer pão, até integral ou de forma. O importante é ser do dia anterior porque assim ele não encharca muito de óleo ao fritar nem se despedaça com facilidade”, ensina.

Outra dica para que o pão não absorva muita gordura é fritar em óleo bem quente e não deixar as fatias muito tempo dentro do líquido, pois podem amolecer.

Na Saint Germain, a receita de rabanada tem um passo extra para garantir a crocância: são passadas na farinha de rosca antes de fritar. Para dar o sabor, molha-se o pão em uma mistura de leite com leite de coco e leite condensado. A mudança no ingrediente não muda o método, garante a nutricionista Alessandra Sonalio, da Saint Germain do Bigorrilho. A dica é que se empane com farinha de rosca, para dar mais crocância ao pão. “Na hora de empanar, é como se faz com bife: só passar no ovo e na farinha de rosca e fritar em seguida. A nossa rabanada é feita com pão doce e é frita em óleo a 140 graus C até ficar douradinha. Aí escorremos em papel-toalha e polvilhamos leite em pó, açúcar refinado e canela.”

 

Tags: ceia doce
Compartilhe

8 recomendações para você