Bom Gourmet
Festivais gastronômicos podem ser solução para aquecer mercado, sugere consultor
Embora registre números melhores que no período pandêmico, o mercado de alimentação fora do lar segue desaquecido, principalmente nos dias de semana em que as famílias tendem a ficar mais em casa. A sugestão do economista João Ricardo Tonin para melhorar o cenário é apostar criar ocasiões que incentivem o consumidor a sair de casa, como os festivais gastronômicos.
Na edição desta semana do Boletim FoodCo., material em áudio exclusivo para assinantes da plataforma, Tonin traz uma reflexão sobre os impactos da baixa demanda que atinge o mercado de alimentação fora do lar. Entre outras coisas, o economista destaca que a situação impede que os restaurantes repassem para o consumidor a alta do valor dos insumos, reduzindo assim a lucratividade e os ganhos reais dos estabelecimentos.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 60% dos negócios de alimentação fora do lar não conseguem repassar o aumento dos gastos para o produto final. "O cenário ainda exige uma demanda maior para que o preço dos insumos possam ser repassados para o menu", comenta Tonin.
Como sugestão para ampliar essa demanda, o economista indica investir em estratégias que consigam conquistar o cliente durante a semana e fora de datas especiais. Nesse sentido, uma das recomendações de Tonin são os festivais gastronômicos. "A situação atual é o momento chave para promover um festival de gastronomia na sua cidade e acredito que essa atividade vai ajudar no seu fluxo de caixa e criar uma conexão mais forte com o consumidor", diz.
Para ter acesso à íntegra do Boletim FoodCo. desta semana, assine a plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do país. São mais de 14 mil empresários do setor em uma rede de comunicação, troca de experiências e muito conteúdo para o seu negócio.