Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
O Festival Brasil Sabor propõe uma valorização dos produtos regionais. Na foto, a tilápia braseada, servida com gnocchi de banana ao molho bisque de camarão, criado pelo restaurante Limoeiro, em Curitiba.
O Festival Brasil Sabor propõe uma valorização dos produtos regionais. Na foto, a tilápia braseada, servida com gnocchi de banana ao molho bisque de camarão, criado pelo restaurante Limoeiro, em Curitiba.| Foto: Divulgação/ Limoeiro Casa de Comidas

Começa nesta quinta-feira (13), a 15ª edição do Festival Brasil Sabor. O evento nacional e realizado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) homenageia a diversidade gastronômica brasileira, promovendo uma série de cardápios que valorizam técnicas, receitas e ingredientes regionais.

Até o dia 30 de maio, os clientes podem pedir por delivery ou consumir no local receitas desenvolvidas especialmente para o festival. Sozinho, o Paraná representará mais de 20% do total de estabelecimentos participantes, oferecendo ao público 98 opções de restaurantes em Curitiba, Colombo, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Morretes, Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa. Os preços dos pratos são estabelecidos por cada restaurante.

Além da tilápia do Limoeiro, alguns pratos regionais de destaque são o ossobuco com polenta cremosa, do restaurante Tartine, também em Curitiba, e o sorrentino de pinhão com mignon em redução de Malbec, do restaurante Van Gogh, em Guarapuava.

Ossobuco do restaurante Tartine, em Curitiba.
Ossobuco do restaurante Tartine, em Curitiba.| Erlei Schade/Divulgação

Para os fãs de porções, o Barile Armazém Gastrobar, em Londrina, oferece o Bolinho Matuto, feito com linguiça artesanal, banana e queijo colonial, acompanhado de geleia de abacaxi picante. O cardápio completo e a lista com todos os participantes em cada cidade podem ser acessados a partir do primeiro dia do festival, no site oficial do evento.

Em Maringá,  a Casa da Mãe Joana servirá pastel de barreado.
Em Maringá, a Casa da Mãe Joana servirá pastel de barreado. | Divulgação.

Além de provar as receitas exclusivas, os clientes que participarem do festival também poderão concorrer a prêmios. Tanto na modalidade presencial, quanto no delivery, cada pedido vem acompanhado de um QR code, que irá direcionar os clientes para uma fanpage do festival no Instagram.

Lá, serão sorteados semanalmente cestas com vinhos Porto a Porto e produtos Paganini, aulas shows promovidos pela escola de gastronomia da Faculdade Inspirar, além de uma bolsa integral de ensino a distância para a graduação em Administração, na mesma instituição de ensino.  A organização do evento no Paraná também pretende sortear mais de 50 exemplares do livro “Segredos dos Chefs”, obra que reúne todas as receitas desenvolvidas para o festival, com comentários dos profissionais que criaram os sabores.

Segurança do Festival Brasil Sabor

Ainda vivendo os desdobramentos da pandemia da Covid-19 no setor, a organização do Festival Brasil Sabor traz como tônica do evento o lema 3 S’s de sucesso: saúde, sabor e segurança. A ideia é promover a conscientização sobre a vacinação, além de incentivar o retorno ao consumo, respeitando as normas de segurança.

“Este é o momento dos clientes apoiarem os seus restaurantes preferidos. O setor sofreu muito, mais de 30% dos restaurantes fecharam as portas definitivamente, milhões de empregos foram perdidos, agora é a reconstrução com responsabilidade”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR.

No estado, os estabelecimentos participantes estão recebendo um Atestado de Conformidade contra Covid-19 fornecido pela associação. Trata-se de um documento onde os responsáveis pelos restaurantes comprometem-se a adequar suas operações para atender normas como o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, realizar o controle de temperatura corporal dos funcionários, fornecer álcool em gel 70%, além de exigir o uso de máscaras nos ambientes, exceto durante o consumo de alimentos e bebidas.

“Este termo foi desenvolvido com base nas orientações da Secretaria da Saúde do Paraná e consideramos como um guia, um compromisso firmado com a sociedade, e que continuará sendo oferecido aos restaurantes interessados, mesmo após o festival”, conclui Bartolomeu.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]