Receitas & Pratos

O chef vai à sua casa

Pupunha com um toque mexicano

A leitora Angelys Abilhoa, de Curitiba, enviou uma receita que mistura palmito de pupunha, chocolate e pimenta, vencendo o desafio“O chef vai à sua casa” deste mês. O prato foi escolhido pelo chef Paulino da Costa

por Renan Colombo, especial para a Gazeta Publicado em 14/05/2009 às 00h
Compartilhe

Com uma receita que mistura palmito de pupunha, chocolate e pimenta, a leitora Angelys Abilhoa, de Curitiba, venceu a segunda edição do desafio o “O chef vai à sua casa”.

Batizado de pupunha aux chocolat, o prato foi escolhido pelo chef Paulino da Costa, da DOP Cuccina, entre diversas sugestões enviadas pelos leitores. “A combinação de chocolate e pimenta já é conhecida, mas essa receita traz também o palmito de pupunha, que dá um toque de suavidade à mistura. É interessante que nenhum sabor briga com o outro. Todos se equivalem e estão destacados”, afirma Costa.

Para o preparo do prato, a pupunha é dividida: a parte de baixo (basal) é grelhada em uma frigideira, enquanto a parte de cima (apical) forma um creme, que recheia as pimentas, também grelhadas na frigideira. O chocolate é dissolvido e forma um creme que adocica e decora o prato.

A ideia de colocar esses ingredientes na mesma receita surgiu das experiências gastronômicas de Angelys, que cozinha desde a adolescência e que, há poucos anos, elaborou o cardápio de um restaurante mexicano da cidade. “Sempre digo que a cozinha é um laboratório: é experimentando que a gente chega a bons resultados”, conta.

Toque do chef

No preparo em conjunto, o chef Paulino incrementou o prato com uma mudança no preparo da pupunha, que na receita original era levada ao fogo com água antes de ser grelhada. “O melhor é colocar a pupunha direto na grelha, assim ela não perde nutrientes na água e concentra o sabor.”

Outra dica do chef é escolher os ingredientes com atenção e buscar sempre pimenta e palmitos frescos. “A pupunha em vidro tem muitos conservantes e, por isso, fica ácida e salgada”, explica.

A pupunha aux chocolat fica com sabor agridoce e pode ser servida como entrada. Quem não está acostumado a comer pimenta pode suavizar a fortidão do ingrediente servindo-se com bastante creme (tanto de pupunha quanto de chocolate). Para acompanhar o prato, o chef sugere vinho branco, que harmoniza bem com essa inusitada – e apetitosa – mistura de sabores.

Preencha o formulário para o novo desafio

Tags: concurso
Compartilhe

8 recomendações para você