CARREGANDO :)

Discreto na fachada, esse novo endereço tem capacidade para 60 lugares. No ambiente arejado, as mesas são bem distribuídas e com um bom espaçamento, para que os pedaços de caranguejo não cheguem até o vizinho após uma martelada mais desajeitada. O bate-bate do martelo também não incomoda. Ninguém invade o espaço de ninguém. O ruído é até divertido. Comer caranguejo é um programa diferente.

De propriedade de Dorceles Bozzi, a Caranguejo & Cia é uma das casas mais tradicionais de Curitiba. O empresário há mais de 20 anos trabalha com o crustáceo. O início foi na Rua Conselheiro Dantas e funcionava o ano inteiro. Com a proibição do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de catar caranguejo em determinado período do ano, Bozzi restringiu a abertura da casa somente aos meses em que a coleta é liberada. Compromissado com o período, o empresário conta que “esse cardápio” vai até dia 15 de março e tem novidade: o caranguejo chileno, que pesa cerca de dois quilos.

Publicidade

O destrinchar

A procura por caranguejo é muito grande, e mesmo com o estardalhaço que se faz para come-lo, Bozzi conta que as mulheres são as maiores fãs. Alguns clientes executam a operação “destrincha”, com maestria que dá gosto de ver. Outros encontram um pouco de dificuldade, mas nem por isso deixam de saborear o caranguejo, que vem acompanhado de salada de cebola, salada de tomate, salada de feijão cavalo, salada de pepino, farinha, molho de alho e molho à vi-nagrete.

Além de fornecedores do Paraná, o restaurante também compra caranguejo de fornecedores de Santa Catarina, para poder atender à demanda. “Ninguém vem aqui para comer um caranguejo, quase sempre é uma dúzia”.

Assim que o crustáceo chega ao restaurante ele é escovado um a um, e quando vai à mesa é servido sem a cabeça, onde está a gordura. Mas Bozzi lembra que tem uma clientela que liga fazendo reserva e solicitando o caranguejo com cabeça, já que “é tudo uma questão de gosto”.

O preço é R$ 29,50 por pessoa e o caranguejo é servido à vontade (já teve cliente que comeu até quatro dúzias). Já o caranguejo chileno, com cerca de dois quilos, custa R$ 180 a unidade.

Publicidade

Para acompanhar a indicação e uma cerveja bem gelada ou a tradicional caipirinha.

Serviço: Caranguejo & Cia ‘”Bozzi o verdadeiro” – Rua Coronel Dulcídio, 176. Abre de segunda a sábado, a partir das 18h30. Capacidade para 60 pessoas, aceita cartões. Informações e reservas pelo fone (41) 3322-5797.