Receitas & Pratos

Superstição

Simpatias de ano-novo: pratos que atraem felicidade, prosperidade, dinheiro, paz e amor

Não abre mão das superstições de virada de ano? Ensinamos a transformar ingredientes amuletos, como lentilha e sementes de romã, em receitas deliciosas

por Gilson Garrett Jr. Publicado em 27/12/2017 às 16h
Compartilhe

Supersticiosos de plantão acreditam que o dia 31 de dezembro é uma das datas mais propícias para realizar simpatias e garantir que o próximo ano tenha muita felicidade, prosperidade, dinheiro, paz, amor e paixão. Se você não abre mão de fazer sua fezinha para atrair as energias positivas e espantar o mau agouro, alguns ritos podem ajudar – garante quem acredita. Neste mundo místico, é indicado consumir ingredientes como lentilha, louro, romã, uva, carne de porco, peixe, entre outros. Com conhecimento gastronômico, os chefs mostram que é possível transformar estes ingredientes em refeições deliciosas, garantindo o sucesso em 2017.

A lentilha, por exemplo, é associada à carteira cheia de dinheiro. Para fugir do grão cozido, o chef Rodrigo Cavichiolo, fundador do Duo Cuisine, em Curitiba, fala que ela pode ser adicionada ao arroz – símbolo de abundância e fertilidade. “Se preferir, também pode fazer um purê de lentilha que utiliza técnicas praticamente iguais as do purê convencional”, diz. O grande segredo é o ponto de cozimento. Há vários tipos de lentilha, que podem dar cores diferentes aos pratos, como vermelho e amarelo. O chef Flávio Frenkel, do Anïs Gastronomia, ensina que o cozimento da lentilha é parecido com o do arroz, ou seja, o grão não pode perder a consistência nem ficar muito duro. “Cada tipo tem um tempo. A verde é a mais rápida, por isso fique atento para não passar do ponto”, diz o chef. Em média, 30 minutos em panela normal, e de 10 a 15 minutos em panela de pressão.

A receita em que o chef Cavichiolo aposta para ganhar muito dinheiro é a salada de lentilha, que leva tomate-cereja, alho, cebola, manjericão e lombo defumado. A carne de porco, inclusive, é outro ingrediente muito associado ao ano-novo. Segundo a superstição, só são permitidas carnes de animais que andem para frente. Neste caso estão excluídas as aves, pois todas ciscam para trás, e a carne bovina, pois eles puxam a pata para trás quando estão bravos. Camarão e caranguejo também não entram no menu, já que andam para os lados– embora alguns consumam estes itens por acreditar que a sorte pode estar ao lado. Estão salvos apenas a carne de porco, porque ele utiliza o fuço para frente quando procura algo, e os peixes.

No caso das carnes, Cavichiolo alerta para o tempo de preparo. “O ideal é pré-preparar e deixar para finalizar poucos minutos antes de servir”, diz. Ele ensina que, se o tempo de forno é de 45 minutos, pode-se iniciá-lo na tarde do dia 31 de dezembro. “Desligue o forno quando atingir 35 minutos. Deixe os 10 minutos finais para quando for colocar a mesa”, indica. Os molhos também devem ser acrescentados somente ao fim do preparo. Caso contrário, o interior ficará seco e por fora ficará mais queimado.

Para os peixes, a regra de preparo é a mesma, o que mudam são os acompanhamentos. Por ser mais suave que o porco, a melhor opção é refogar pimentão, cenoura, salsão, cebola e temperos com uma folha de louro, que tem a fama de também trazer prosperidade. Para o porco, o arroz com castanhas é o mais indicado.

Sobre a procedência da carne, Cavichiolo indica que quanto mais fresco melhor. Mas como na época de réveillon os supermercados ficam congestionados, os congelados cumprem um ótimo papel. Outra orientação é fazer dois tipos de proteína para atender aos diferentes gostos, pois geralmente são muitas pessoas reunidas nas festas de fim de ano. “Caso alguém não goste de peixe, o porco pode ser substituto. Um vegetariano se sentirá bem servido com uma boa apresentação de frutas”, diz a chef Janaína Flor.

Se a sua intenção é obter prosperidade em 2017, a melhor opção é apostar nas frutas com muitas sementes, segundo a superstição. As mais emblemáticas são a uva e a romã. Mas também se encaixam a melancia e o kiwi. A romã pode ser utilizada em molhos para carnes e até em sobremesas. A chef ensina a receita de sorbet de romã que leva também uva e castanhas.

Os nuts – como são chamadas as sementes como castanhas, avelãs e nozes – são promessa de prosperidade e paz. Elas, assim como as frutas, podem ser consumidas in natura dentro de uma salada de frutas, em pratos salgados e até doces. A receita do arroz doce com leite de castanha-do-pará é a sugestão da chef Janaína para garantir que tudo ocorra bem no próximo ano. Para o preparo, ela utiliza o arroz basmati, uma variação do branco. Em geral, os nuts são ideais para dar crocância aos pratos.

Última hora

Os chefs orientam que nada seja feito de última hora. Todos os preparos que puderem ser feitos até dois dias antes devem ser adiantados. Se o tempo de preparo de uma carne é de uma hora, deixe os 20 minutos finais para pouco antes da meia-noite.

 

Para trazer prosperidade

Para atrair sucesso

Para um ano de fartura

Para garantir dinheiro

Para abundância e fertilidade

Para sorte no amor

LEIA TAMBÉM:

>> Celebre o ano-novo com 19 drinks à base de frutas

>> Para brindar em altíssimo estilo: os 10 melhores champagnes brut

>> De aperitivo a prato principal: confira 43 receitas  de bacalhau

 

Compartilhe

8 recomendações para você