Receitas & Pratos

Passo a passo

Sushi repaginado

Aprenda a fazer a curiosa Onça in Roll, uma carne-de-onça enroladinha que foi destaque no concurso Desafio do Chef

por Gilson Garrett Jr. Publicado em 11/10/2012 às 00h
Compartilhe
Walter Alves/ Gazeta do Povo

Ele pode não ter vencido o concurso Desafio do Chef 2012, do Bom Gourmet, mas com certeza o publicitário Lisandro Wolski conquistou os jurados pela apresentação de um prato simples e bem curitibano: a carne-de-onça.

O aspirante a chef explica que a receita surgiu na brincadeira, quando cozinhava para amigos. “Eu queria juntar este preparo tradicional à cozinha oriental, que eu adoro”, diz. Da união inusitada surgiu a Onça in Roll, prato que lembra um sushi, mas que é feito com pão de forma recheado com carne moída.

Wolski participou da última etapa do concurso, cujo tema era gastronomia paranaense. “O prato já existia e foi minha oportunidade”, conta.

Ele ensina que o preparo é muito rápido, mas algumas dicas são importantes. A carne deve ser o miolo de patinho sem gordura. “É fundamental que ela seja moída três vezes. Peça isso ao açougueiro. E quanto mais fresca melhor”, afirma.

A carne recebe, entre outros temperos, o uísque, que não pode ser forte, caso contrário o sabor fica muito acentuado. Entre os apetrechos necessários para fazer os sushis de carne-de-onça está o rolo de macarrão e a esteira de bambu japonesa. E, na hora de comer, pode-se usar hashi (os famoso pauzinhos).

Para quem não está muito disposto a arregaçar as mangas, uma boa notícia: o pestisco deve entrar no cardápio do bar Cana Benta nos próximos dias.

 

Walter Alves/ Gazeta do Povo
Walter Alves/ Gazeta do Povo
1. Em um recipiente, adicione a carne moída, a gema de ovo e a dose de uísque. Com as mãos, misture até ficar bem homogêneo e reserve
Walter Alves/ Gazeta do Povo
2. Retire a casca das fatias de pão com cuidado e com o rolo amasse-as até que fiquem bem finas
Walter Alves/ Gazeta do Povo
3. Abra a esteira de bambu, coloque três fatias de pão sobre ela, de maneira que as fatias fiquem unidas formando uma única base. Sobre a base de pão, adicione a carne moída espalhando com os dedos
Walter Alves/ Gazeta do Povo
4. Cubra a carne com um pouco de cebola, na sequência um pouco de cebolinha e por fim um pouco de salsinha. Tempere adicionando um fio de mostarda, um fio de azeite de oliva e o sal a gosto
Walter Alves/ Gazeta do Povo
5. Enrole tudo com a esteira pressionando bem. Vai ficar parecendo um pequeno rocambole. Fatie em cinco partes
Walter Alves/ Gazeta do Povo
6. Monte em um prato e decore com uma pimenta-biquinho sobre cada unidade. E mais cebolinha

* * *

Serviço

Compartilhe

8 recomendações para você