Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o apagão que atingiu 25 estados e o DF pode ter sido causado por falha no MA.| Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, no final da manhã desta terça (15), que o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal mais cedo pode ter sido causado por uma falha em uma subestação de transmissão de energia na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

CARREGANDO :)

“Houve um problema em Imperatriz”, disse Alckmin na saída do Palácio do Planalto para participar de um evento, sem dar mais detalhes. De acordo com ele, o Ministério de Minas e Energia (MME) identificou o problema e rapidamente acionou técnicos para corrigir a falha. A causa em si, no entanto, ainda vai ser verificada, segundo o vice-presidente.

Alckmin afirmou que ficou sabendo do apagão logo após a falha, por volta das 8h31, e que foi sendo informado pelos técnicos do MME sobre a retomada do abastecimento. “Está praticamente superado”, afirmou.

Publicidade

Ainda segundo o vice-presidente, o abastecimento de energia elétrica já estava totalmente recuperado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, mais de 80% no Nordeste e 40% no norte.

Há a expectativa de que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) dê mais detalhes sobre o apagão em uma entrevista coletiva no final da tarde. Pela manhã, o órgão informou que houve uma queda de 16 mil MW de transmissão em todo o país.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]