• Carregando...
Marlon Siqueira já tocou em várias bandas locais de reggae | Gel Muzzillo/Divulgação
Marlon Siqueira já tocou em várias bandas locais de reggae| Foto: Gel Muzzillo/Divulgação

O monólogo "A Alma Imoral", da atriz Clarice Niskier, vencedora do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro - um dos mais importantes do país -, é um espetáculo que procura desnudar mitos, fazer refletir sobre conceitos já estabelecidos e sedimentados na nossa sociedade. Tradição e traição, continuidade e mudança, natureza e cultura são dicotomias tratadas pela peça, que tem apresentações nesta sexta-feria (30), sábado (31) e domingo (1.º) no Sesc da Esquina pela Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba.

Idealizado por Niskier a partir do livro "A Alma Imoral", do rabino Nilton Bonder, a encenação incentiva a "sagrada desobediência", mostrando que sem transgressão não há "evolução, reprodução ou revolução". "Quando lí o livro do Bonder fiquei muito tocada. Ele se baseia numa tradição judaica e ilumina esses conceitos de um ponto de vista raro e bonito", afirma.

Adaptada pela própria atriz ao longo de dois anos, a montagem não tem um história para mostrar, mas temas para discutir. O espetáculo é dividido em 4 movimentos discursivos (apresentação dos paradoxos, como acontece no cotidiano, histórias bíblicas e parábolas), além de um prólogo e um fechamento.

Para ser coerente com o que discute, a atriz sentiu a necessidade do nú cênico. "Você não vê nudez na natureza. Cachorros não estão nús, nem bebês. É natural, apenas. A nudez é cultural. Para dizer isso sem ser a dona da verdade eu tinha que estar exposta e vulnerável", explica Niskier. "Mas o texto me veste de tal maneira que o público esquece a nudez", completa.

No cenário, uma grande "caixa preta em perspectiva", desenvolvida por Luís Martins, dentro da qual se desenrola a peça. A trilha sonora é toda original, composta por José Maria Braga para a montagem. "As pessoas podem esperar tudo de bom da peça. Quero que elas se conectem com uma fonte de energia dentro delas, onde está a nossa sagrada desobediência", diz Niskier.

Confira a programação completa do FTC e outros eventos culturais no Guias e Roteiros

Serviço: "A Alma Imoral". Sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1.º), às 20h30, no Teatro do Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 696). Telefone: (41) 3304-2222. Ingressos a R$ 26 e R$ 13 (meia)

Bilheteria central: Shopping Omar (Avenida Vicente Machado, 285 ou Rua Comendador Araujo, 268). Atendimento: das 10h às 20h e, no domingo, das 14h às 20 horas. Pagamento: cheque ou dinheiro. Call center: Curitiba (41) 4063-6290, São Paulo (11) 2163-2000, Rio de Janeiro (21) 2169-6600. Pagamento: Visa, MasterCard, Diners e Amex (sujeito a taxas de conveniência e entrega). Internet:www.ingressorapido.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]