Má Ribeiro em seu “Bife”, que falava sobre os clowns.| Foto: Marco.Novack / Divulgação

Num ano de fraca movimentação no cenário teatral, a companhia Bife Seco decidiu investir seu dinheiro de caixa não num espetáculo novo, mas numa mostra de fomento a outros grupos. A partir desta segunda-feira (6), a trupe de Dimis Jean Sores irá selecionar quatro projetos que terão apoio de R$ 1 mil para desenvolver um espetáculo cada com dramaturgia própria. As apresentações acontecerão no fim do ano, com uma semana de temporada para cada um, no Teatro Novelas Curitibanas.

CARREGANDO :)

Livraria Cultura oferece teatro para crianças em julho

Espetáculos acontecem entre sexta-feira e domingo

Leia a matéria completa
Veja também
  • “Chegamos ao auge da literatura do eu”
  • Banda Gentileza lança segundo disco após seis anos
Publicidade

A seleção será feita por Giovana Soar, Sueli Araújo, Clóvis Severo Brudzinski e João Luiz Fiani – este último, que acaba de ser nomeado secretário da Cultura, é uma incógnita. As inscrições vão até 26 de julho, e o anúncio dos vencedores sairá dia 11 de agosto. Na semana seguinte, os selecionados já entram em ensaios.

Aqueles que entrarem para a Mostra Drama_1 terão o acompanhamento de profissionais de vasta experiência ao longo de quase três meses de ensaio.

“Não temos ideia de quantos grupos irão se inscrever. A ideia é gerar interesse entre aqueles que talvez não tenham a proposta de criar dramaturgia própria”, explica Sores, que é diretor da companhia. A intenção é fazer uma escolha o mais democrática possível.

Apresentações

As datas da mostra, a princípio, serão de 20 de novembro a 13 de dezembro. A primeira semana deverá receber a leitura dramática de três novos textos da Bife Seco, todas assinadas pelo coletivo, além de um musical que eles têm no forno.

O grupo é formado por Dimis, Sávio Malheiros, Patrícia Cipriano e Lucas Ribas, mas outros artistas se juntam com frequência aos trabalhos, como Luiz Bertazzo, Má Ribeiro e Ciliane Vendruscolo.

Publicidade

Completando cinco anos de trabalhos, a Bife Seco tem se destacado pelo sarcasmo com que aborda o próprio teatro, em produções como “Vivienne”, “Peça Ruim” e “Bifes_1”. Essa última era composta por seis monólogos em que foram homenageados artistas tão diversos como Robert Wilson e Mazzaropi.

INSCRIÇÕES

Drama_1

As solicitações de inscrição devem ser enviadas para mostradrama@bifeseco.com.br com o projeto de dramaturgia própria a ser realizado.