• Carregando...

Os roteiros turísticos históricos relacionados a guerras ainda são pouco explorados no país, mas os estados do Sul já contam com um deles, relacionado a um dos mais importantes conflitos nacionais: a Guerra do Contestado (1912-1916). No Paraná e Santa Catarina, o itinerário da batalha que definiu os limites dos estados como os conhecemos atualmente passa por várias cidades.

Dicas

• Em União da Vitória e Porto União é interessante observar sua divisão pela linha do trem. Foram elas as cidades que sediaram as operações militares contra os camponeses.

• Na cidade de Três Barras, o viajante pode observar os resquícios da companhia norte-americana Southen Brazil Lumber and Colonization Company – considerada uma das maiores madeireiras mundiais à época.

• A Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (construída pela Brazil Ralway Company) pode ser vista a partir de Caçador, que é a sede da Universidade e do Museu do Contestado.

• Nos campos de Perdizes e Perdizinhas, o turista pode observar resquícios de um dos mais importantes redutos dos camponeses ao final da guerra e o local onde foram cremados pelos soldados depois das batalhas.

• Antes de sair em expedição, algumas dicas de literatura são os livros "João Maria – Interpretação da Campanha do Contestado", de Oswaldo Cabral, e "O Desmoronamento do Mundo Jagunço", de Paulo Ramos Derengoski.

Telefones úteis

Prefeitura Municipal de Irani, (49) 3432-0131. Prefeitura Municipal de Caçador, (49) 3563-0322. Posto de Saúde Central, (49) 3563-1037. Prefeitura Municipal de Três Barras, (47) 3623-0121.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]