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Almoço em Agosto, do italiano Gianni di Gregorio, discute o envelhecimento de forma divertida e delicada | Fotos: Divulgação
Almoço em Agosto, do italiano Gianni di Gregorio, discute o envelhecimento de forma divertida e delicada| Foto: Fotos: Divulgação
  • Brasil Santo – Retratos de Fé: filme paranaense faz parte da mostra competitiva no festival deste ano
  • Confira os destaques da programação do 4º Festival de Cinema Brasileiro e Latino

Em sua quarta edição, o Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, que se realiza de hoje a 11 de outubro, amplia sua programação paralela, que inclui oficinas e palestras com convidados ilustres como a atriz Fernanda Montenegro e o cineasta Luiz Carlos Lacerda (leia quadro).

Participam da mostra competitiva 22 produções, sendo 10 longas-metragens e 12 curtas-metragens. Fora do páreo, 34 filmes serão exibidos em quatro mostras paralelas e um deles, o gaúcho Em Teu Nome, de Paulo Nascimento, como hors-concours.

Os longas-metragens vencedores receberão não só o Troféu Araucária de Ouro, mas um dos mais polpudos prêmios em dinheiro do país, totalizando R$ 307 mil. A atriz Letícia Sabatella recebe o Prêmio Dina Sfat, instituído neste ano, concedido "a atrizes que tenham o mesmo perfil (da atriz que nomeia): grandes intérpretes, mães dedicadas, mulheres engajadas politicamente", escreve a realizadora do festival, a atriz e produtora Íttala Nandi no site do evento.

Os patrocinadores do festival, viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, são o Ministério de Relações Exteriores, o Governo do Estado do Paraná e a Copel – Companhia Paranaense de Energia.

Abertura oficial

A mostra competitiva tem início hoje, às 19 horas, com a exibição do documentário Utopia e Bárbarie, de Silvio Tendler (de Jango e Anos JK). O filme, que levou 19 anos para ficar pronto, propõe um retrato do mundo após a Segunda Guerra Mundial.

O documentário paranaense Brasil Santo – Retratos de Fé, de Gil Baroni e Monica Richbieter, está entre os longas nacionais concorrentes, que incluem: a ficção baiana Pau Brasil, de Fernando Belens, um drama trágico sobre duas famílias que lidam com a opressão social de modo radicalmente diferente; o paulista Sem Fio, de Tyaraju Aronovich, uma trama sobre casais que vivem em mundos opostos; e Um Dia de Ontem, coprodução paulista e carioca sobre um homem que perde a audição.

Faz parte da mostra competitiva de longas latinos o delicado Almoço em Agosto, do italiano Gi­­anni Di Gregorio, que estreou recentemente no Brasil (mas não em Curitiba). O argentino O Bosque, de Paulo Siciliano e Eugênio Las­serre, conta a história de um homem solitário que aguarda a chegada de visitantes misteriosos; e o boliviano Cemitério de Elefantes, de Tonchi Antezana, acompanha um alcoólatra que decide passar seus últimos dias em um quarto imundo. Em Prisão Domiciliar, do mexicano Gabriel Retes, um ho­­mem cumpre a prisão domiciliar na casa da mãe, onde fará descobertas estranhas sobre sua família. Por fim, o moçambicano Terra Sonâmbula, uma adaptação do livro de Mia Couto dirigida por Tereza Prata, conta a história de uma menino em busca da família.

Nativos

O festival surgiu há três anos para marcar a abertura da Escola Superior Sul-Americana de Ci­­nema e TV do Paraná (CINETVPR). Com o aumento considerável de produções realizadas pelos alunos da instituição, seria previsível que a organização do evento instituísse uma Mostra Paranaense – o que fez neste ano.

Fazem parte da seleção dez filmes, entre longas e curtas-metragens, produzidos entre 2008 e 2009. Na sessão inicial, hoje, às 16 horas, serão exibidos os curtas de ficção Booker Pittman, do londrinense Rodrigo Grota; Cobra, de Alex Ferro; Eu Não Sei Andar de Bicicleta, de Diego Florentino; Alícia e os Felinos, de Kleber Wlader e Luiz Roberto Meira, e o documentário de longa-metragem Helmuth Wagner – A Alma da Imagem, co-dirigido por Fernando Severo e Ingrid Wagner.

Também participam da mostra local os curtas Silêncio e Sombras, animação de Murilo Hauser, Bala­da da Cruz Machado, de Terence Keller, e Wannebe, de Maurício Ramos Marques; o documentário Amadores do Futebol, de Eduardo Baggio, e o longa de horror Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos, de Paulo Biscaia.

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