Cena do drama “Farol” (2006), da diretora armênia Maria Saakyan, que será exibido no domingo (27), às 16h.| Foto: Divulgação

Os 12 filmes da “Mostra de Cinema Russo Contemporâneo”, que começa nesta terça-feira (22), às 16h, na Caixa Cultural, formam um panorama das transformações sociais e econômicas na Rússia após a dissolução da União Soviética (veja a programação completa no Guia Gazeta do Povo).

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Durante o processo de reconstrução (Perestroika) do país, no governo de Mikhail Gorbatchev (1985-1991), as mudanças estruturais na economia e na sociedade foram reproduzidas em filmes por uma geração de cineastas que inclui Tengiz Abuladze e o vencedor do Oscar Nikita Mikhalkov.

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A abertura política permitiu que obras antes vetadas pela censura fossem exibidas e temas tabu como prostituição, gangsterismo e história puderam ser abordados.

Facetas

Para a produtora Maria Vragova, curadora da mostra ao lado de Luiz Gustavo Carvalho, a seleção de filmes – que vai do final dos anos 1980 até os anos 2000 – cria uma “ponte histórica para mostrar o processo de evolução do cinema e da sociedade neste período”.

“São filmes muito diferentes do ponto de vista cinematográfico e de temática social. Queremos mostrar várias facetas do país e como a sua história foi mudando.”

Ela destaca que a mostra é uma chance rara de assistir no Brasil aos filmes mais importantes da cinematografia russa das últimas quatro décadas.

Disseram que eu só mostrava as mazelas do país. Não é verdade. Eu mostro vários lados do país. O período histórico é que não é nada fácil.

Maria Vragova Curadora
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As escolhas dos títulos da mostra, que estreou no Rio de Janeiro em fevereiro deste ano, chegou a ser criticada por pessoa ligadas ao governo russo. “Disseram que eu só mostrava as mazelas do país. Não é verdade. Eu mostro vários lados do país. O período histórico é que não é nada fácil.”

Após a exibição do filme de abertura, haverá uma mesa redonda entre os curadores e o crítico de cinema russo Maksim Pavlov sobre o cinema russo das últimas três décadas.

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