• Carregando...
 | Douglas Frois/Divulgação
| Foto: Douglas Frois/Divulgação

O Terminal Guadalupe (foto) depois de um breve tempo fechado, está reformado e operando normalmente. Como este é um espaço dedicado à música paranaense, vocês sabem de qual Terminal Guadalupe estou falando. Daquele amado ou odiado, que esteve a um passo de uma consagração nacional quando foi abruptamente interrompido por motivos que nunca ficarão explicados. Na cabeça de cada um dos componentes da banda, ou de cada um dos fãs, ou de cada um dos detratores, sempre haverá um motivo diferente. Mas a vida é assim, as coisas têm começo, meio e fim, poderia dizer o poeta. Depois de um tempo e uma mudança, Dary Jr. o vocalista, principal letrista e mentor intelectual da velha banda espanou a poeira dos destroços, emprestou a coragem de pai recente e refundou o TG, agora com nova formação, mas sob a mesma administração. Passado é passado, vamos em frente.

A "nova-velha" banda fez um projeto trazendo convidados ao Guairinha e tocando ao vivo. Do projeto, surge o primeiro registro fonográfico da nova formação - Dary Jr. (voz e violão), Cláudio Farinhaque (guitarra, violão e vocal), Diogo Roesler (baixo e vocal), Phill (bateria) e Dartagnan Filho (teclados). Está no forno o EP O Explorador de Telhados, com quatro músicas. Terminal Guadalupe, sem mostrar as letras, é mostrar meio trabalho, meia banda, mas aqui o espaço é pouco. Para ver as letras completas e depoimento de Dary Jr., acesse o blog Sobretudo (http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/sobretudo):

1 – "O Gongo" (letra e música de Dary Jr.)

Mas agora eu sou mentor

Nada é capaz de brecar o que a vida acelerou

A cria do mundo, sem arrimo, se converte em homem bom

Alguém saiu do tom

Dary dá todo o poder à letra, à poesia, e sempre tem um ponto de vista pessoal do mundo, do social, do político. A letra se esparrama sobre a música, extravasa. A música tem pouca influência estética dentro da peça. É uma linha melódica adaptada para dar suporte à letra, esta sim, imponente. Não, não é uma crítica: Dary está em boa companhia, se vocês lembrarem, guardadas as devidas proporções, dos trabalhos de Bob Dylan ou Renato Russo, apenas para exemplificar.

2 – "Força" (Letra: Dary Jr. / Música: Fábio Serpe)

Confie em mim

Abra o coração

Mas seja forte até o fim

E acredite na canção

Parceria com Fábio Serpe (ex-Sinhá Vitória, atual Supertônica). Uma balada/rock em que Dary dá força às palavras numa interpretação que começa suave e depois se torna carregada, gritada. Com uma produção mais limpa (mas que não tire a energia da canção), dá para tocar no rádio, na TV e fazer sucesso.

3 – "Sal de Fruta" (Letra e Música: Eduardo Cirino)

O meu passado arquivei em gavetas

Não quero mais olhar pra trás

Quero uma escada rolante que me leve para o ar

Sem nenhum contato com o chão

Com um walkman em mi­­nhas mãos ouvindo Enya

Dary nunca negou ser admirador da banda Poléxia e esta é uma homenagem a ela. Eduardo Cirino era tecladista desta que foi uma das principais bandas do cenário rock curitibano. No show, a música é apresentada como "um clássico do rock local". Rock mais "pegado", próximo do punk, com esta letra que transmite uma sensação de incompletude, de não pertencimento, e junta ao mesmo tempo a fuga e a busca. Um novo simbolismo no século 21.

4 – "Burocracia Romântica" (Letra e Música: Dary Jr.)

Calei o peito

Travei a língua

Neguei a sede

Renunciei

Como o próprio Dary descreveu: "Segue a última canção do EP, o bônus "Burocracia Romântica", um canção que compus para a estreia do Terminal Guadalupe, em 2002. O novo arranjo tem uma introdução ao piano e, no fim, um trecho de "Ok Ok", da banda goiana Violins. A letra é inspirada em crônica de Jamil Snege, "Para matar um grande amor", publicada em 2000 na Gazeta do Povo. Em tempo: inicialmente, o EP só teria as três primeiras canções, mas esta versão ficou tão bacana que se impôs"

O trabalho está sendo mixado e em breve a banda colocará à disposição dos fãs. Na sexta-feira (18), às 18:30, a TV Sinal (canais 16 da Net e 99 da TVA) exibe um especial com seis músicas captadas no show e uma entrevista com todos os integrantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]