• Carregando...

O calor até está dando uma trégua, mas os teatros particulares de Curitiba entram hoje no festival Verão no Teatro. Até o dia 27, oito casas de espetáculo fazem o "esquenta" do Festival de Curitiba com comédias e improvisação reunidas em uma só programação.

O objetivo é lotar as plateias no mês de fevereiro. "O maior problema que temos nessa época é a falta de visibilidade. Quanto mais as pessoas ouvirem sobre teatro, mais motivadas estarão a frequentá-lo", diz João Luiz Fiani, presidente da Associação dos Proprietários de Teatro do Paraná. A entidade organiza o festival de verão. Em anos anteriores, o teatro Lala Schneider, de Fiani, organizava o evento sozinho.

A lista de peças revela o grande número de espetáculos de comédia sendo encenados na cidade – e o gosto do público por elas. Quanto mais escancarada, melhor. Um Chifre Nasceu em Mim, em que Fiani atua, tem lotação total, segundo ele. Outras peças alcançam de 50% a 60% de lotação.

O único espetáculo dramático do festival de verão é O Farol, de Rodrigo D’ Oliveira, que conta a história de uma alma aprisionada em um farol há 12 anos que sofre com a perda de um amor – e atormenta mulheres ao longo dos anos. Há também seis espetáculos infantis.

Humor

Outra tendência do teatro curitibano que também está representada no festival de verão é o gosto pela improvisação. Três espetáculos seguem essa linha: Mama Djo Djo Improvisos, Santo Improviso e Entre Risos e Improvisos.

Longe de ser uma aposta apenas comercial, a improvisação tem se revelado um espetáculo bastante focado no público e com muito mercado, já que é um formato aceito também pela televisão. A MTV, por exemplo, tem há anos o programa Quinta Categoria. "Depois do stand-up esse foi o formato que mais cresceu no último ano", conta um dos improvisadores do espetáculo Santo Improviso, Marco Zenni. "O bacana é que é sempre um espetáculo diferente para a plateia." Segundo ele, todo sábado seu show atrai cerca de 200 pessoas ao teatro Regina Vogue.

Serviço:

Confira a programação do festival Verão no Teatro diariamente no roteiro do Caderno G ou no site www.curitibaveteatro.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]