• Carregando...

Não Me Deixe Mentir é o tipo de peça que promete. A escritora e diretora Sueli Araújo tem crédito. Sua companhia, a CiaSenhas de Teatro, vem fazendo um trabalho promissor, com boas críticas e participação em festivais importantes. Os atores – com Patrícia Saravy à frente – têm chamado a atenção, inclusive tendo participação na criação das peças em que atuam. É o caso da nova montagem, em que o elenco teve direito a mudar o roteiro original.

A história também é atraente: quatro jovens deixados à deriva pela vida urbana, cheios de contas para pagar e sem grandes perspectivas, decidem assaltar o caixa eletrônico de um banco 24 horas. Simplesmente para sair do vermelho e resolver os problemas mais imediatos. Primeiro, passam na casa do avô de um deles para emprestar um carro. Vão a uma boate, para se divertir um pouco antes da adenalina do roubo. Finalmente, tomam coragem e seguem para o local do assalto, onde acontece o clímax da montagem.

Mas o novo trabalho não é uma seqüência de Bicho Corre Hoje, elogiado trabalho da companhia, reapresentada no mês passado. Na peça anterior, tudo era intimista, costurado pacientemente, sutil. Agora, tudo é barulhento, explícito e o andamento é um pouco mais previsível. Em alguns momentos, o discurso contra o consumismo é quase panfletário. Nos dois espetáculos, há comentários sobre a ânsia por dinheiro – mas em Bicho... a sutileza era infinitamente maior.

De qualquer modo, a peça é a continuidade de um trabalho que vem dando bons frutos. E está repleta dos elementos que têm garantido elogios ao grupo: texto fragmentado, trabalho experimental de atores, metalinguagem, comentários sobre a vida moderna. Vale assistir, principalmente para quem se interessa pelos rumos do teatro no mundo e na nossa aldeia. GG

Serviço: Não Me Deixe Mentir. Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655), (41) 3322-7150. Texto e direção de Sueli Araújo. Com Patrícia Saravy, Anne Sibeli Celli, Cássia Damasceno e Luiz Fernando Bertazzo. De quinta a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Ingressos a R$10 e R$5 (meia). Até 18 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]