• Carregando...

O professor e crítico literário Domício Proença Filho será o novo ocupante da cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele recebeu 21 votos contra 16 do advogado Célio Borja na votação realizada esta quinta-feira (23). Vinte e quatro acadêmicos estavam presentes, mas apenas onze dos votos foram registrados em pessoa. Os outros 26 foram enviados por carta. Proença Filho toma posse no dia sete de julho. O último ocupante da cadeira 28, cujo patrono é Manuel Antônio de Almeida, foi o o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Oscar Dias Corrêa, morto em novembro do ano passado.

- A votação apertada mostra o prestígio dos dois candidatos - disse o presidente da ABL, Marcos Villaça. - A ABL se enriquece com a presença de Domício.

Proença Filho é professor emérito de literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor, entre outras obras, da ficção "Capitu - Memórias póstumas". A próxima votação, para a cadeira número 29, vaga após a morte do escritor maranhense Josué Montello, está marcada para o dia 21 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]