• Carregando...

É possível que você nunca tenha ouvido nada parecido com o que será apresentado hoje na Sala Scabi do Solar do Barão. É que a maioria das pessoas não sabe qual foi o caminho que a música clássica seguiu depois dos primeiros anos do século 20, quando Debussy, Ravel e Stravinsky eram os grandes nomes vivos. A música do Ensemble EntreCompositores vai ajudar a mostrar como é que, no século 21, se comportam os herdeiros desta longa tradição. O que inclui uso de música eletroacústica, música atonal e vários outros avanços. Mas também revela uma busca dos compositores por uma música que volte a ter momentos de grande emoção e beleza.

O Ensemble EntreCompositores é um conjunto integrado por sete jovens músicos formados em Curitiba. Eles se formaram na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ou no curso de Produção Sonora da UFPR, e querem espaço para mostrar ao público a música erudita do século 21.

No concerto de hoje à noite, que faz parte da Série Intermezzo, promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, da prefeitura da cidade, eles vão mostrar a peça De marAmar, composta em parceria pelo grupo.

"Cada um de nós recebeu o tema, que era o mar, e fez uma peça de cinco minutos", explica Márcio Steuernagel, um dos compositores e o regente do concerto. Além dele, compuseram para o obra de hoje Vinícius Giusti, Maurício Aroldi, Fernando Riederer, Alexandre Torres Porres e Marcel Sluminsky. Junto ao tema, eles receberam orientações sobre características rítmicas e tonais da peça. E cada um teve a obrigação de começar a sua parte com a nota que encerra o trecho imediatamente anterior. "Pegamos notas importante do La Mer, de Debussy, como referência", explica o regente.

"É uma coisa recorrente as pessoas dizerem que não entendem a música contemporânea", afirma a artista plástica Margit Leisner, responsável pela direção arftística do concerto de hoje à noite. Como leiga em música, ela diz que pode afirmar de cadeira que o material produzido pelos músicos curitibanos pode soar inusitado para uma platéia pouco acostumada ao gênero. "Mas o importante é não ter preconceitos e ouvir o que eles têm para mostrar", afirma ela. De qualquer maneira, é uma rara chance do ouvinte da cidade acompanhar o que está sendo feito por aí na música erudita. Nem que seja só para saber que a música clássica ainda está viva – e bem das pernas.

Serviço: Ensemble EntreCompositores. Sala Scabi do Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti 533), (41) 3321-2847. Hoje, às 19h30. R$2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]