• Carregando...
Fotografos protestam contra mudança do Museu da Fotografia. | Rubens Nemitz Jr ./Divulgação
Fotografos protestam contra mudança do Museu da Fotografia.| Foto: Rubens Nemitz Jr ./Divulgação

A Gibiteca de Curitiba foi reinaugurada na segunda-feira (9) no Solar da Baronesa, mesmo local onde ela foi instalada em 1988, seis anos após ser criada pelo arquiteto Key Imaguire jr.

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) decidiu devolver a Gibiteca ao espaço que antes abrigava o Museu da Fotografia. Este, por sua vez, passará a funcionar em outra edificação, até então destinada ao Portal do Futuro Matriz, que foi transferido para o espaço deixado pela Gibiteca.

Para o diretor de patrimônio da FCC Hugo Tavares, o remanejamento criou uma divisão “mais igualitária dos espaços, contemplando de forma democrática gravura, fotografia e quadrinhos.”

Protesto

A mudança foi reprovada por um grupo de fotógrafos que aproveitou a presença do prefeito Gustavo Fruet (PDT) para apresentar um manifesto intitulado “O Museu Que Queremos”, no qual criticaram a falta de diálogo na decisão de mudar de local o Museu da Fotografia.

“Não somos contra a mudança, nem queremos disputar espaço com quem o merece tanto quanto nós, apenas entendemos ser justo participar desta decisão”, diz parte do texto.

Os fotógrafos também criticam a falta de exposição acervo mantido na Casa da Memória. Fruet prometeu “avaliar com atenção a reivindicação dos fotógrafos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]