• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Suécia, Japão, Uruguai, Fran­­ça, Peru, Israel, Alemanha, Áfri­­ca do Sul, Dinamarca, Es­­ta­­dos Unidos, Reino Unido e, é claro, Brasil. O mais surpreendente de ter organizado uma lista dos melhores filmes de 2009 foi não ter percebido, ao longo do nem sempre fácil processo de lembrar e selecionar os títulos mais relevantes do ano, que haviam sido escolhidas pro­­duções de mais de uma de­­zena de países diferentes. Isso é sensacional em um mo­­mento em que tanto se reclama da falta de distribuição e exibição do que é feito além dos limites de Hollywood.

A melhor produção estrangeira do ano é Deixa Ela Entrar, (foto) do sueco Tomas Alfre­­dson, uma das mais tocantes e perturbadoras fábulas de terror dos últimos anos. O roteiro, alinhavado com maestria, descreve com delicadeza e, sobretudo, originalidade o inusitado encontro entre o ordinário, representado pelo solitário adolescente Oskar, e o extraordinário, corporificado pela menina vampira Eli. E o fato de um dos dois protagonistas ter características monstruosas, apesar de essencial à história, não resume ou reduz a trama.

Entre os nacionais, o melhor, de longe, foi Se Nada Mais Der Certo, do brasiliense José Eduar­­do Belmonte. Moderno, ousado, emocionante, o filme conta a história de um jornalista (Cauã Raymond), que mergulha em uma viagem sem volta ao lado de Marcin (Carolina Abras, em ótima atuação), uma garota que deseja ser vista como rapaz, e um motorista de táxi psicopata (João Miguel, de Estômago).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]