• Carregando...
 | Michael Lavine/Divulgação Matador Records
| Foto: Michael Lavine/Divulgação Matador Records

Na música internacional, três veteranos foram os responsáveis por obras-primas em 2009: Bob Dylan (Together Through Life), Bruce Springsteen (Working on a Dream) e Leonard Cohen (Live in London). Também veteranos, só que do rock independente, os nova-iorquinos do Sonic Youth lançaram neste ano seu melhor álbum da última década, The Eternal. Bom na mesma medida é The Album, sétimo disco do estúdio da banda Wilco.

No quesito vozes femininas, 2009 também foi um ano bastante produtivo. São embalados pelas vozes da norte-americana Neko Case e da inglesa Florence Welch (Florence and the Machine), dois dos mais interessantes trabalhos do ano – Middle Cyclone e Lungs, respectivamente.

Entre as mais gratas novidades do último ano desta década, está a banda nova-iorquina Grizzly Bear, que após dois trabalhos desconhecidos, obteve êxito com o excelente Veckatimest.

No Brasil, Erasmo Carlos retornou mais barulhento do que nunca. O Tremendão lançou Rock N’ Roll, álbum consistente que deu novo fôlego à carreira do músico de 68 anos. Caetano Veloso se aproveitou da juventude da Banda Cê e lançou o interessante Zii e Zie. As novas caras da música nacional marcaram presença com ótimos discos. A brasiliense Móveis Colo­­niais de Acaju lançou C_mpl_te e o paulista Rômulo Fróes, No Chão sem o Chão. Já Otto lançou Certa Manhã Acordei De Sonhos Intranquilos, o melhor trabalho de sua carreira.

Como destaques locais, houve o lançamento de A Nova Onda Caipira, segundo e ótimo disco da banda Charme Chulo, e o primeiro trabalho da Banda Gentileza, que colhe elogios pelo país afora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]