• Carregando...
John Wayne e Robert Mitchum em cena de El Dorado, de Howard Hawks | Divulgação
John Wayne e Robert Mitchum em cena de El Dorado, de Howard Hawks| Foto: Divulgação

Depois de um ano de publicações, a revista de cinema Juliette chega à sua nona edição com um fim de semana comemorativo. A publicação independente idealizada por Josiane Orvaritch traz à Cinemateca de Curitiba, neste sábado (18), o crítico paulista Inácio Araújo para um bate-papo sobre os novos rumos e perspectivas do cinema nacional e internacional. Araújo, que trabalha como crítico na Folha de S.Paulo, diz que os períodos mais inventivos do cinema já passaram, e que os novos cineastas têm um desafio grande a vencer. "Numa arte como o cinema, em que há muita história no passado, produzir o novo pode se tornar uma tarefa extremamente difícil", explica o crítico.

Araújo, também a convite de Juliette, ministrará um curso de 10 horas durante o fim de semana sobre o cineasta americano Howard Hawks, conhecido por filmes como Scarface (1932) e Rio Vermelho (1948), e um dos cineastas favoritos do crítico. A ideia é fazer uma visita geral à obra, com trechos de filmes e, se possível, mostras integrais de suas obras. "Por ser um autor muito pouco estudado, chega a ser um pouco difícil falar dos aspectos principais de seus filmes", afirma Araújo, que acrescenta ser seu principal interesse no curso questionar o posicionamento da câmera nos filmes de Hawks.

Josiane, que também é diretora de cinema, lembra de ter ficado surpresa com a quantidade de leitores que a revista agregou na época de seu lançamento. Para ela, a nona edição da revista, que acontecerá em conjunto com a realização do bate-papo, é um grande marco para uma produção tão especializada. "Fazer uma revista independente é algo extremamente custoso, mas são pequenas iniciativas como essa que se transformam em grandes empreendimentos", afirma. A Juliette circula em sete capitais.

* * *

Serviço

Bate-papo com o crítico de cinema Inácio Araújo. Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco), (41) 3321-3252. Sábado (18), às 20 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]