• Carregando...

Mesopotâmia

As sobrancelhas grossas e unidas eram um sinal de beleza e, por isso, eram cultivadas e ressaltadas.

Egito

A beleza era marcada pelos olhos marcados com maquiagem e cabelos geométricos. Até os servos se maquiavam e recebiam delineadores como pagamento pelo trabalho, junto de pão, peixe e cerveja. Há relatos de que na falta da maquiagem, os trabalhadores se recusavam a trabalhar, já que a consideravam parte da indumentária, assim como a roupa.

Grécia

Entre os gregos havia a apreciação do corpo atlético – uma representação física dos deuses. A imagem masculina era admirada, ao contrário da feminina, que estava resignada à condição reprodutiva. No fim do século 8 se começa a falar da beleza da mulher associada, no entanto, à imagem de tentação e ilusão.

Idade Média

A busca espiritual suplanta a admiração da beleza física. No fim do período, já com o início das ideias renascentistas, passa a existir uma retratação de mulheres muito frágeis, com ombros e seios pequenos, ventre protuberante.

Renascimento

A beleza corporal volta a ser valorizada. Donatello passa a reproduzir em suas telas pessoas do povo, reconhecendo beleza da sua raça. Diferente da Vênus de Milo de Botticelli, ligada ao ideal espiritual, abstrato, longilíneo.

Barroco

Aprofundamento da arte corporal, opulenta e natural. A obra mais conhecida de Bernini, O êxtase de Santa Teresa, mistura beleza físico e o regozijo espiritual. Rubens retrata homens nus, fortes e mulheres cheias de carne. Ele cria uma dimensão erótica para os corpos. O barroco se liga também à história do vestuário. Um exemplo é a Maja de Velázquez.

Rococó

As figuras são quase infantis, muito brancas, arredondadas. No fim do século 18, antes da revolução, as figuras eram todas muito detalhadas, o vestuário rebuscado, os penteados elaborados. As mulheres usavam pintas de tecido no rosto e, conforme o lugar em que eram colocadas, demonstravam alguma intenção.

Século 19

Os estilos e padrões começaram a mudar muito rápido, quase que de 10 em 10 anos, criando novas formas de corpo, cabelo, maquiagem, roupa. Uma mulher que era o símbolo da beleza numa década era desbancada pelo seu oposto na década seguinte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]