| Foto: Ilustração: Felipe Lima/

Poeta, jornalista, professora, palestrante… e viajante. A antologia “Crônicas de Viagem”, publicada pela Global Editora, mostra mais um lado de Cecília Meireles, sempre curiosa por conhecer mais do mundo.

CARREGANDO :)

Reconhecida principalmente pelo livro “Romanceiro da Inconfidência”, em que narra em forma de poemas os acontecimentos da Inconfidência Mineira, a carioca escreveu também diversas crônicas sobre suas viagens para jornais e revistas entre a década de 40 e sua morte em 1964.

 
Publicidade

Crônicas de Viagem

Cecília Meireles. Org.: Leodegário A. de Azevedo Filho. Box com três volumes. Global Editora. 784 páginas. R$ 159,90

A autora, que nasceu em 1901, recebeu postumamente o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra e chegou até a ilustrar as cédulas de cem cruzados novos. Pela projeção que recebeu como escritora, era frequentemente convidada para proferir palestras em universidades estrangeiras, tendo assim a oportunidade de viajar para vários países - experiências que narrou em crônicas e poemas.

“Viajar com ela é conhecer o mundo, deliciar-se com magníficos instantâneos, percorrer grandes universidades europeias e americanas, participar de congressos internacionais, entrar em contato com personalidades de vários domínios da cultura, comer pratos exóticos, conversar com gente humilde do povo, admirar a paisagem e valorizar o tempo humano, em sua grandeza e precariedade”, escreve Leodegário A. de Azevedo Filho, organizador da coletânea, na apresentação do livro.

Cecília fazia uma grande distinção entre turistas e viajantes. “O primeiro”, escreve, “é uma criatura feliz que parte por esse mundo com a sua máquina fotográfica a tiracolo”. Já o viajante é para ela aquele que quer “morar em cada coisa, descer à origem de tudo, amar loucamente cada aspecto do caminho”. Considerando-se parte do segundo grupo, conta em seu textos seus sentimentos, descobertas e interpretações conforme acumula novas experiências e carimbos no passaporte.

“Porque viajar é ir mirando o caminho, vivendo-o em toda sua extensão e, se possível, em toda a sua profundidade, também. É entregar-se à emoção que cada pequena coisa contém ou suscita. É expor-se a todas as experiências e todos os riscos, não só de ordem física, - mas, sobretudo, de ordem espiritual. Viajar é uma outra forma de meditar”.

Trecho de “Crônicas de Viagem”
Publicidade

O box de três volumes traz crônicas reflexivas e poéticas feitas durante as viagens - desde uma pequena pousada de litoral até sua amada Índia. Entre outros temas recorrentes estão também o olhar familiar sob sua cidade natal, o Rio de Janeiro, e sua maneira própria de viajar - gosta tanto dos trajetos que dedica algumas crônicas ao percurso de viagem do Rio de Janeiro até o Uruguai, passando pelas paisagens do sul brasileiro.

“Há um momento feliz em todas as viagens: quando na bruma da distância já se adivinha a presença dos amigos; quando se descobre o primeiro sorriso de boas-vindas e o coração se emociona sobre o primeiro ramo de flores”.

Trecho de “Crônicas de Viagem”

O tema viagem é tão recorrente na obra da autora que a Global Editora publicou também o Poemas de Viagem (R$ 49), livro que reúne as poesias da autora sobre suas experiências em países como Marrocos e China. Mais do que tudo, os poemas mostram como as viagens impactaram profundamente a obra de uma das maiores poetas brasileiras. É a primeira vez que esses poemas são publicados em um volume separado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]