• Carregando...
De Niro e Cooper: a busca de uma aproximação entre pai e filho | Divulgação
De Niro e Cooper: a busca de uma aproximação entre pai e filho| Foto: Divulgação

8 indicações ao Oscar foram recebidas por O Lado Bom da Vida: melhor filme, direção (David O. Russell), ator (Bradley Cooper), atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (Robert De Niro), atriz coadjuvante (Jackie Weaver), roteiro adaptado e edição.

O Lado Bom da Vida

Confira fotos, trailer e sessões do filme no Guia da Gazeta do Povo.

Comédia romântica é um gênero popular. E desafiador. De Aconteceu Aquela Noite (1934), clássico de Frank Capra, estrelado por Clark Gable e Claudette Colbert, a marcos contemporâneos desse tipo de cinema, como Melhor É Impossível (1987), de James L. Brooks, com Jack Nicholson e Helen Hunt, é difícil escapar de seus clichês, ou reinventá-los com algum frescor. O Lado Bom da Vida, novo longa-metragem do talentoso David O. Russell, consegue esse feito.

Indicado a oito Oscars, incluindo melhor filme e direção, O Lado Bom da Vida, que estreia hoje nos cinemas, tem em comum com o trabalho anterior de Russell, O Vencedor, o naturalismo na condução do elenco, na construção das cenas, a partir de uma câmera que não parece estar apenas mostrando a realidade, mas nela estar inserida, captando seus movimentos mínimos, sua respiração. Dessa forma, além de proporcionar ao público uma sensação de proximidade, o diretor tira o melhor de seus atores, tanto que quatro deles estão concorrendo ao prêmio da Academia.

Bradley Cooper (de Se Beber, Não Case), um ator até agora mais reconhecido como galã e comediante, brilha com intensidade no papel de Pat, um homem que atravessa uma profunda crise emocional. Portador de transtorno bipolar, ele passou oito meses internado em uma clínica psiquiátrica depois de quase espancar até a morte o amante da mulher, Nikki.

Por iniciativa de sua mãe, Dolores (Jackie Weaver, de Tiranossauro), ele deixa o sanatório e volta para a casa dos pais, ainda que os médicos considerem sua alta um tanto precoce. Ao chegar, ele tem de enfrentar o ceticismo do pai, também chamado Pat (Robert De Niro, em sua melhor atuação em anos), que acaba de perder a aposentadoria e agora sobrevive de apostas.

Instável, mas imbuído de um otimismo de ocasião, recém-adquirido no período de internação, Pat (Cooper) acredita que tem chances de reconquistar a esposa, missão para a qual não medirá esforços. Eis que atravessa seu caminho, no entanto, a também instável Tiffany (Jennifer Lawrence, favorita ao Oscar de melhor atriz), uma jovem viúva que, depois da morte do marido, enfrentou sérios problemas emocionais. Surgirá entre os dois uma relação de atração e repulsa, mas não desprovida de cumplicidade, que servirá de força motora da história.

A química perfeita entre os protagonistas, diálogos afiados a serviço de um roteiro fluido, sem solavancos, fazem de O Lado Bom da Vida um filme pulsante, cheio de vida, ainda que previsível em certa medida. Afinal, não deixa de ser uma comédia romântica. GGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]