• Carregando...
O escritor José Castello é um dos criadores do projeto "Extremos" | Matheus Dias/Divulgação
O escritor José Castello é um dos criadores do projeto "Extremos"| Foto: Matheus Dias/Divulgação

Discutir a obra de novos autores paranaenses e também a obra de autores consagrados, são temas de dois eventos literários que acontecem esta semana, na capital paranaense. O "Palavra Aberta" tem início nesta segunda-feira (28) e na terça-feira (29) começa o projeto "Extremos".

A nova literatura feita no Paraná é tema do primeiro encontro do projeto "Palavra Aberta", com curadoria do músico Ulisses Galetto, que acontece no Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom. O evento vai reunir os poetas Marcelo Sandmann e Mário Domingues à escritora Luci Collin para conversar sobre a nova literatura produzida no Estado. Depois do encontro, será aberta uma exposição sobre o tema, que ficará um mês em cartaz. O projeto "Palavra Aberta" será mensal e pretende ser referência no debate dos movimentos artísticos, técnicos e intelectuais curitibanos e paranaenses, não se prendendo apenas ao tema literatura.

Os participantes

Poeta e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandmann é autor de "Criptógrafo Amador" (Medusa), que reúne poemas escritos entre 2000 e 2006. Também docente da UFPR, Luci faz parte da antologia "25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira", organizada por Luiz Ruffato, e é autora de "Inescritos" (Travessa dos Editores). Domingues é poeta, criador do Porão Loquax, no Wonka Bar, e tem o livro "Paisagem Transitória" (Ciência do Acidente) no prelo.

Outro projetoA primeira maratona de leitura e debate do projeto "Extremos — Círculo de Leitura de Narrativas Radicais", tem início na terça-feira (29) no Palacete Wolff, sede do Setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Com a previsão de maratonas mensais, realizadas sempre em três noites consecutivas, o escritor e crítico literário José Castello e o músico e diretor teatral Flávio Stein, vão ocupar o lugar de leitores-regentes, conduzindo a leitura comentada de vários romances que tratam de situações extremas e colocam em questão a própria literatura. As maratonas mensais serão realizadas sempre às terças, quartas e quintas-feiras. As inscrições para participar do projeto já estão abertas.

Para Castello, o projeto será palco de um debate franco sobre narrativas que se arriscam a investigar os extremos do humano e da própria literatura, que "se oferece como um instrumento de interpretação do mundo, opondo-se às verdades fechadas e aos clichês", na opinião do escritor. A programação tem início nesta terça-feira (29) com debate sobre o livro "Um Copo de Cólera", de Raduan Nassar (nos dias 29, 30 e 31 de maio). A programação do projeto "Extremos" prossegue com a seguinte ordem: "Viagens ao Scriptorium", de Paul Auster (26, 27 e 28 de junho); "Água Viva", de Clarice Lispector (21, 22 e 23 de agosto); "Wasabi", de Alan Pauls (18, 19 e 20 de setembro); "Lorde", de João Gilberto Noll (16, 17 e 18 de outubro); e "O Náufrago", de Thomas Bernhard (20, 21 e 22 de novembro).

Confira as atrações musicais e teatrais no Guias e Roteiros

Serviço: Lançamento do projeto "Palavra Aberta", com os escritores Marcelo Sandmann, Mário Domingues e Luci Collin. Segunda-feira (28) às 19 horas. Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115, Térreo, Mercês) Tel.: 3305-4435. Ingresso social: 1 litro de leite longa vida.

Extremos — Círculo de Leitura de Narrativas Radicais. Início nesta terça-feira (29) das 19h às 22 horas. Palacete Wolff (Praça Garibaldi, 7, Centro Histórico). R$ 150,00. As inscrições devem ser feitas no jornal Rascunho — pelo telefone (41) 3019-0498 — ou no Setor de Literatura da FCC — pelo (41) 3321-3309.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]