• Carregando...
Ranieri Gonzalez canta Johnny Cash a plenos pulmões, ecoando sua emocionante interpretação em Vida | Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Ranieri Gonzalez canta Johnny Cash a plenos pulmões, ecoando sua emocionante interpretação em Vida| Foto: Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
  • O elenco de Vida é retomado neste novo trabalho da Companhia Brasileira de Teatro

O elenco premiado pelo Gralha Azul por Vida em 2010 volta aos palcos hoje com Isso Te Interessa?, incursão da Companhia Brasileira de Teatro por uma narração que se confunde com a interpretação dos personagens. O grupo, que preza pela pesquisa de linguagem, faz agora um espetáculo de 50 minutos em que um pai, uma mãe e os dois filhos dizem suas falas para, segundos depois, transformá-las em discurso indireto.

Numa sala oblíqua, quatro gerações de uma família transitam carregando seus pesados vícios de relacionamento, aquele amor difícil que quase se en­­vergonha de se expor. A passagem do tempo vai se revelando na mudança de cenas por pequenos detalhes fora de lugar e movimentos de objetos.

Para experimentar as possibilidades desse texto, Ranieri Gonzalez, Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Ferrarini fizeram cada um a sequência inteira de 14 páginas, para depois adaptarem as falas. "Foi a peça mais difícil que já fizemos", contou à reportagem Giovana, que também traduziu o texto ao lado do diretor Marcio Abreu. "Eles estão no palco em três planos: como eles próprios, como personagens e como contadores da história", completa Marcio.

Se por um lado cria o estranhamento típico do teatro contemporâneo, a exposição das rubricas abre ao espectador a possibilidade de se divertir com o faz de conta teatral, que funciona quase como a criança que diz "agora sou o papai", e imediatamente se torna seu pai. Uma surpresa é a interpretação que os atores fazem dos ca­­chorros da família.

A obra da dramaturga francesa Noëlle Renaude, inédita no país, parece falar sobre a intimidade da cozinha de cada um de nós, resultado para o qual contribuem a direção e as boas atuações.

"Queremos chegar às pessoas pela memória, pela música, tocar o imaginário", explica Giovana.

A identificação desejada com a plateia é certa, na medida que os temas vividos pela família-personagem são corriqueiros: a saída de casa, o casamento, a gravidez, as picuinhas diárias, a morte.

Na sonoplastia, "That Lucky Old Sun (Just Rolls around Heaven All Day", de Johnny Cash, amplia a emoção disparada pela memória. Ranieri interpreta a canção com potência que faz lembrar um ótimo momento de Vida. Completa a trilha uma faixa instrumental de Lou Reed.

O número musical é acompanhado de volumosas quantidades de fumaça de cigarro, felizmente sem nicotina, que o texto pede e a companhia fez questão de usar. Não sem antes interceder à Vigilância Sanitária e ao jurídico da Fundação Cultural – já que a lei antifumo tem sido incorporada também nos palcos. "Estamos vivendo um retorno à utilização do poder de uma forma que é muito séria", reclama Marcio.

Dramaturgia

Com Isso Te Interessa?, a Cia. Brasileira aprofunda o vínculo com dramaturgos franceses, como Philippe Minyana (Suíte 1) e Jean-Luc Lagarce (Apenas o Fim do Mundo).

Noëlle Renaude tem cerca de vinte peças montadas na França, em parceria com diferentes diretores, e já foi traduzida para várias línguas estrangeiras. GGGG

* * * * *

Serviço:

Isso Te interessa? Teatro Novelas Curitibanas (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco, (41) 3321-3358. Direção de Marcio Abreu. 5ª a dom., às 20 horas. Entrada franca com retirada de ingressos uma hora antes. Até 16 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]