• Carregando...
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora | LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora| Foto:

"Nunca deixe a verdade ficar no caminho de uma boa história". A frase é o mote do filme "The hoax" (algo como "A farsa"), com Richard Gere, que é baseado em uma história real e vem recebendo ótimas críticas pelos jornalistas especializados dos Estados Unidos, onde estréia oficialmente na próxima sexta-feira (veja trailer).

Segundo o jornal americano "USA Today", aos 59 anos Gere alcançou uma performance digna do Oscar no papel de Clifford Irving, autor de uma biografia falsa do milionário Howard Hughes. Ele chegou a vender o livro para uma grande editora, mas o golpe foi descoberto, tornando-se um grande escândalo editorial nos Estados Unidos dos anos 70.

O longa ainda conta com Alfred Molina, Hope Davis, Stanley Tucci, Marcia Gay Harden e Julie Delpy, tendo na direção o sueco Lasse Hallström, o mesmo de filmes como "Minha vida de cachorro" e "Regras da vida".

Segundo a crítica de cinema Claudia Puig, do "USA Today", Gere está brilhante no papel do sem-vergonha e manipulador Irving, que se envolve tanto em sua farsa que acaba começando a absorver o caráter de Hughes. "A capacidade megalomaníaca de Irving de enganar as pessoas fascina consistentemente. É uma performance com calibre de Oscar de Gere (...) Irving tem uma força feroz própria, construída a partir de ousadia e excesso de confiança. Ele não hesita quando usa o nome de Hughes e espalha boatos sobre anedotas falsas. Ele é estranhamente destemido em fazer cair sobre ele a ira de um homem poderoso".

Para quem não lembra, Howard Hughes foi o excêntrico e recluso milionário que teve sua vida retratada no filme "A aviador", de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio no papel principal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]