• Carregando...
O escritor vietnamita Viet Thanh Nguyen | Reprodução
O escritor vietnamita Viet Thanh Nguyen| Foto: Reprodução

O romance “The Sympathizer”, escrito pelo vietnamita Viet Thanh Nguyen, foi um dos ganhadores do Pulitzer, o prêmio de literatura, jornalismo e artes de maior prestígio nos Estados Unidos.

Os ganhadores foram anunciados nesta segunda-feira (18), pela Universidade de Colúmbia, em Nova York.

Primeiro romance do autor, o livro, condecorado na categoria ficção, conta a história da queda do governo do Vietnã do Sul, em 1975, pelos olhos de um agente comunista disfarçado. Em meio à narrativa, Nguyen discorre sobre história e natureza humana.

Outros premiados

Entre os dramas, o vencedor foi “Hamilton”, de Lin-Manuel Miranda, baseado na história de Alexander Hamilton, primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, que influenciou as bases do capitalismo no país.

Foram premiados ainda “Custer’s Trials: A Life on the Frontier of a New America”, biografia do general americano atuante na Guerra de Secessão (1861-1865) George Armstrong Custer escrita por T. J. Stiles, na categoria livro de história; em biografias, “Barbarian Days: A Surfing Life”, em que o repórter da revista “The New Yorker” William Finnegan fala sobre sua relação com o surfe; a não-ficção “Black Flags: The Rise of ISIS”, um retrato do Estado Islâmico escrito por Joby Warrick; e o livro de poesias “Ozone Journal”, de Peter Balakian.

O prêmio musical foi para o compositor Henry Threadgill, pela obra “In for a Penny, In for a Pound”.

No total, 20 trabalhos são premiados com o Pulitzer, que dá US$ 10 mil (R$ 35 mil) aos seus vencedores. A mesa julgadora inclui escritores das publicações “The New York Times”, “The New Yorker”, “Bloomberg News” e “The Wall Street Journal”.

No ano passado, nas categorias de literatura, foram premiados, entre outros autores, Anthony Doerr (por “Toda Luz que Não Podemos Ver”) e Elizabeth Kolbert (“A Sexta Extinção: Uma História Não Natural”), ambas já lançadas no Brasil pela editora Intrínseca .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]