• Carregando...
Adriana Calcanhotto fez tarde de autógrafos em Curitiba no último sábado | Patrícia F. Pereira
Adriana Calcanhotto fez tarde de autógrafos em Curitiba no último sábado| Foto: Patrícia F. Pereira

Em maio de 2008, durante a turnê de divulgação do disco Maré, em Portugal, a cantora gaúcha Adriana Calcanhotto se viu diante de uma situação no mínimo inesperada. Após uma viagem cansativa do Rio de Janeiro a Lisboa, a artista tomou alguns medicamentos para combater uma forte gripe. A combinação desses remédios, de uma certa maneira, resultou em seu primeiro livro, batizado de Saga Lusa – O Relato de uma Viagem.

A obra, autobiográfica, narra as experiências de Adriana durante um surto psicótico provocado pelo efeito dos medicamentos em seu organismo. Segundo a cantora, "escrever foi a solução encontrada para passar por essa situação de uma maneira mais leve".

Durante o surto, Adriana não dormiu por cinco dias e cinco noites, teve alucinações, ouviu vozes, viu cores que não reconhecia e sentiu medo de coisas que normalmente não a assustam, como o escuro. "Eu sabia que não estavam ali, que estavam induzidas, mas o medo era real", diz.

A cantora cancelou shows e, trancada em seu quarto de hotel, seu único conforto era escrever em seu laptop. Começou a digitar e-mails e, quando se deu conta, um deles havia se tornado o primeiro capítulo de Saga Lusa.

Adriana diz que o livro não foi planejado e que nunca havia pensado em escrevê-lo, mas por ter o hábito de se corresponder com muitas pessoas por e-mail, tem um exercício diário de escrita que lhe dá muito prazer. A idéia de publicar Saga Lusa também veio à tona por acaso, somente depois de já ter produzido boa parte do livro. "Eu achei que, uma vez que estava escrito e havia me ajudado, não fazia sentido não publicar".

Gaúcha de Porto Alegre, Adriana, que esteve em Curitiba no último sábado para tarde de autógrafos na Livraria Saraiva, afirma que o fato de estar em Portugal foi determinante para que o livro fosse escrito. Conta que quando está no país de Camões fica mais propensa à palavra, à escrita e pensa muito em escritores e poetas portugueses.

Em uma passagem de Saga Lusa , Adriana Calcanhotto se imagina deixando a carreira de cantora para se dedicar à escrita e se tornar membro da Academia Brasileira de Letras. Quando questionada se realmente já havia pensado no assunto, a cantora diz que aquilo foi apenas uma brincadeira feita num momento em que estava "surtada, alterada e com mania de grandeza". Conta que, enquanto escrevia, teve muita naturalidade e se sentiu como uma escritora, mas que não tem nenhuma intenção de abandonar a música e muito menos de ingressar na Academia.

Adriana disse ainda que escrevia para tentar entender o que acontecia e para ocupar os comandos cerebrais. Escrever a mantinha consciente, a obrigava a ficar no presente, a pensar em concordância, em tempos verbais, em digitação. "A escrita me dava um chão", disse. Enquanto escrevia, A cantora conta que ria de si mesma.

Apesar do prazer que sentiu ao produzir Saga Lusa, a mais nova escritora brasileira afirma que não pensa em escrever outros livros e que, para fazê-lo, precisa ter o que dizer e no momento não tem.

Sua primeira obra publicada é um livro feito para as pessoas rirem, fala de situações terríveis vividas pela cantora com muito bom humor. Para Adriana, que já recebeu depoimentos de pessoas que foram "auxiliadas" pelo livro, Saga Lusa também pode ser considerado de auto-ajuda. "Se me ajudou e eu escrevi, é um livro de auto-ajuda", brinca.

Carreira

A turnê do disco Maré continua a partir de janeiro de 2009 e deve seguir até o fim do ano. Os próximos shows serão em cidades do Norte e Nordeste e depois retornará para São Paulo e Rio de Janeiro, quando um DVD será gravado.

Adriana, que considera Maré o segundo disco de uma trilogia – Marítimo seria o primeiro –, diz que não sabe quando o terceiro será produzido e que vai acontecer da mesma forma que os outros dois, quando tiver um repertório com temas voltados ao mar. "O que vai determinar é quando eu tiver um grupo de canções e eu pensar: este é o terceiro!"

Adriana diz ainda que pretende voltar a cantar para crianças, mas que também precisa de um repertório mais consistente repertório. "Quando eu falar: bom, aqui eu tenho um disco, eu devo fazer".

Serviço

Saga Lusa – O Relato de uma Viagem, de Adriana Calcanhotto Editora Cobogó – Série O Artista Escreve,168 págs., R$ 29,90

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]