| Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Eles podem não ter mais tanta energia quanto antigamente; nem serem os galãs de trinta anos atrás. Mas o fato é que o os sessentões David Coverdale (e seus companheiros de Whitesnake), Steven Tyler, Joe Perry – e o restante da trupe do Aerosmith – ainda têm muita bala na agulha, talento de sobra, saúde e experiência para divertir multidões ao redor do mundo. E, em pleno Dia do Professor, deram uma aula de como se faz um bom show de rock.

CARREGANDO :)

Veja as fotos do show do Whitesnake

Veja as fotos do show do Aerosmith

Publicidade

Confira no vídeo como foi a apresentação

Os dois ícones do hard rock dividiram o palco na noite desta terça-feira, no BioParque, no primeiro show brasileiro da The Global Warming Tour, da banda norte-americana. O Whitesnake subiu ao palco por volta das 20h45, com quatro hits em sequência: "Give Me All Your Love", "Ready an' Willing", "Love Ain't No Stranger" e a eterna balada "Is This Love".

Som perfeito, banda empolgada e com seu frontman com a voz tinindo, o Whitesnake levantou a galera. Ao contrário das apresentações de 2011, quando a banda britânica abriu para o Judas Priest, as músicas foram executadas no tom original, e Coverdale abusou dos gritinhos – agora recuperado de um problema na garganta. O show teve duelo de guitarras – Doug Aldrich versus Reb Beach –, solo de gaita e bateria e covers infalíveis ("Burn" com citações a "Stormbringer", ambas do Deep Purple); e outros clássicos, como "Fool for Your Love", "Here I Go Again" e "Still of the Night". Coverdale parecia se esquecer de que tem 62 anos, e "sensualizava" o tempo inteiro, girava o pedestal, fazia caras e bocas. Como pede um bom show de rock.

Às 22h50, porém, subiu ao palco a maior autoridade no gênero em atividade – junto com o Kiss: depois de uma introdução apocalíptica no telão, em referência à The Global Warming Tour, chegou a hora do Aerosmith. Enquanto a plateia se distraía com o vídeo, Steven Tyler e Joe Perry praticamente "brotaram" na beira da passarela que saía do palco. E deixaram a música falar por eles, com "Let the Music Do the Talking", do álbum Done With Mirrors, de 1985.

E já emendaram o clássico "Love in na Elevator", de Pump (1989). Durante duas horas, Steven Tyler, Joe Perry, o guitarrista-base Brad Whitford, o baterista Joey Kramer e o baixista David Hull (Tom Hamilton não vai participar das apresentações no Brasil) esbanjaram disposição, talento e presença de palco. O Aerosmith enfileirou sua longa coleção de hits, mas o melhor foi a aparente harmonia entre os "toxic twins", que, a exemplo de Mick Jagger e Kith Richards, vivem às turras.

Publicidade

Os melhores momentos foram "What it Takes", que Steven Tyler começou cantando a capella, e brincando com o nome Curitiba: "Eu gosto de como 'Curitiba' soa", comentou. "Show me your 'Curitiba'!", pediu, arrancando gargalhadas da plateia. E "Living on the Edge", quando cantou no meio de duas meninas no palco – e quase beijou uma delas. No mais, teve tudo o que um bom show de hard rock deve ter: megahits, performance impecável, gritos estridentes, figurinos extravagantes, efeitos especiais, chuva de papel picado etc. Em resumo: uma noite bem divertida no BioParque.

Setlists

WHITESNAKE

1) Give Me All Your Love2) Ready an' Willing3) Love Ain't No Stranger4) Is This Love5) Slide It In/Slow an' Easy6) Love Will Set You Free7) "Steal Your Heart Away"8) "Fool For Your Love"9) "Here I Go Again"10) "Still of the Night"11) "Burn"/"Stormbringer"

AEROSMITH

Publicidade

1) "Let The Music Do The Talking"2) "Love in an Elevator"3) "Toys in the Attic"4) "Oh Yeah"5) "Pink"6) "Dude (Looks Like a Lady)"7) "Same Old Song and Dance"8) "Cryin'"9) "Last Child"10) "Jaded"11) "Combination"12) "What it Takes"13) "Livin' on the Edge"14) "I Don't Wanna Miss a Thing"15) "No More No More"16) "Come Together"17) "Walk This Way"

Bis:18) "Dream On"19) "Sweet Emotion"20) "Crazy"21) "Movin' Out"22) "Train Kept A-Rollin'"