China in Box oferece o melhor da comida chinesa com a praticidade do delivery| Foto: Divulgação
  • Por China in Box
  • 24/08/2020 14:34
Ouça este conteúdo

Quem diria que três países – Brasil, Estados Unidos e China -- fazem parte do sucesso do China in Box, uma das maiores empresas de delivery de comida chinesa na América Latina. O maringaense Robinson Shiba resolveu abrir a sua empresa quando esteve nos Estados Unidos trabalhando em um delivery chinês como lavador de pratos. Lá ele conheceu de perto as famosas caixinhas de comida que sempre vemos nos filmes norte-americanos.

Quando voltou ao Brasil quis implantar a ideia. Mas aqui, primeiro precisou terminar a faculdade de Odontologia – imposição do pai para poder ajudá-lo – e passar pela crise econômica dos anos 90. Com o sonho na cabeça ele ainda trabalhou alguns anos como dentista – chegou a ter três consultórios (a veia empreendedora sempre esteve presente).

Franquias

Só em 1992 ele conseguiu abrir o seu tele entrega no bairro de Moema, em São Paulo, logo depois de se deparar com restaurantes de comida chinesa nos shoppings. No início, ele mesmo entregava os panfletos do restaurante. Esse esforço teve recompensa. Em dois anos, tinha seis lojas.

Os clientes começaram a perguntar se ele iria abrir franquias. Estudou sobre o assunto, filiou-se à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e em 1994 transformou a China in Box numa franqueadora. Em menos de dois anos, já tinha 60 unidades franqueadas. Atualmente, a China in Box é uma das empresas do grupo Trend Foods, que também inclui o Gendai (comida japonesa).

Hoje são mais de 160 franquias. Em Curitiba, são quatro lojas: no Água Verde, Ahú, Alto da XV e Bigorrilho. A marca aportou por aqui há 25 anos.

O cardápio oferece mais de 50 opções entre entradas, pratos e sobremesas. A China in Box foi uma das marcas que ajudou a criar a cultura da culinária oriental no país e a provar que essa cozinha une sabor, qualidade e praticidade.

Mais recentemente, a China in Box também passou a oferecer lugares para quem deseja fazer a refeição nas lojas. Então, hoje é possível ligar para fazer o pedido e buscar na loja, acionar o delivery ou almoçar e jantar na própria loja.