Entenda como funciona o modelo de ensino do Colégio do Bosque Mananciais
Entenda como funciona o modelo de ensino do Colégio do Bosque Mananciais| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 02/08/2023 21:11

Participar da vida escolar das crianças é de extrema importância. Não somente para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, mas também para garantir que seus valores éticos, morais e religiosos estão sendo inseridos nesta rotina.

Como conseguir participar de forma ativa da rotina das crianças, mesmo com a correria dos afazeres do trabalho e de casa? É fundamental administrar bem o tempo da família, definir prioridades e horários para as atividades, além de planos de ação.

E se você pudesse contar com uma metodologia direcionada a sua família, ao desenvolvimento dos seus filhos e que fosse ao encontro aos seus princípios?

Por meio da Educação Personalizada, o Colégio do Bosque Mananciais propõe  planos estratégicos pensados em conjunto com a família, nos quais cada aluno é visto como único. Os pais também recebem formações que os auxiliam no desenvolvimento familiar.

“Em nosso colégio, planos de ação concretos são definidos, junto com a família, para cada criança, respeitando suas características pessoais e sua maturidade, bem como a cultura familiar”, comenta Ivone Patrão, diretora da Unidade Mananciais.

Ela complementa: “os pais também recebem formações, que os auxiliam no desenvolvimento familiar e em uma participação mais ativa na rotina dos seus filhos, dando a eles mais segurança e confiança. Costumamos dizer que aqui matriculamos as famílias”.

Quer entender melhor como funciona este modelo de ensino e como ele pode ser muito benéfico para o desenvolvimento do seu filho? Continue a leitura!

Conheça o projeto do Colégio do Bosque Mananciais que desenvolve o que há de melhor no seu filho.

Preceptoria 

Podemos dizer que os pais conhecem seus filhos. Mas e se eles tivessem que traçar um plano de melhoria pessoal para cada um deles, um plano com métricas e objetivos concretos, que exigisse conversas em família e prioridades? Isto não possibilitaria um conhecimento ainda maior?

O Colégio do Bosque Mananciais oportuniza aos pais um momento de reflexão direcionada a cada filho, com a ajuda de especialistas, que irão apoiá-los e também a seus filhos, para que o plano de ação traçado seja aplicado na prática.

Estes momentos, chamados de preceptoria, promovem uma maior parceria entre família e escola, mas também uma maior ligação entre pais e filhos e entre alunos e educadores. O objetivo é o desenvolvimento integral da criança, em todas as suas dimensões.

A preceptoria é o método de ensino utilizado pela escola, no qual os alunos são atendidos de maneira única e personalizada. São trabalhados pilares de acordo com as suas necessidades, como organização, foco e disciplina.

A preceptoria serve para estabelecer um plano de ação para estimular o desenvolvimento da criança nas áreas onde ela apresenta alguma necessidade, além de reforçar os pontos fortes.

Quando conseguem evoluir, conquistar seus objetivos, os alunos se motivam a continuar crescendo, o que gera ainda mais resultados, não só acadêmicos, mas também de autoconfiança, autonomia e responsabilidade.

Formação para pais

Além da presença compromissada dos pais nas reuniões individuais de planos de ação, há uma constante formação para fortalecê-los como protagonistas na educação dos filhos. Estas aulas são desenvolvidas também de forma única, de modo a atender cada fase que a criança e os pais estão passando.

A escola oferece uma formação cristã, dando liberdade para os pais falarem de forma coerente com os filhos sobre os seus valores. O Colégio do Bosque Mananciais tem como base trazer a educação em virtudes de maneira transversal, agregando os princípios em todas as disciplinas escolares e no dia a dia.

Palestras e workshops com especialistas de temáticas interessantes para os pais também são ofertadas, auxiliando-os a conduzir uma boa formação humana.

Parceria entre pais e o Colégio do Bosque Mananciais

Embora conheçam a importância da parceria pais e escola, muitas instituições têm dificuldade para envolver a família na rotina educacional das crianças. Ao participar da vida escolar dos alunos, seja nas sessões de preceptoria, reuniões com professores ou com o acompanhamento dos estudos em casa, os pais transmitem apoio e confiança aos filhos.

Os pais que escolhem o Colégio do Bosque Mananciais sabem que seu protagonismo na condução da educação dos filhos é respeitado, e que a escola é uma grande parceira no fomento aos valores da família. Quando o percurso é percorrido de forma integrada: alunos, pais e educadores, os resultados são potencializados.

A comunicação entre todos os envolvidos ajuda a manter os pais bem informados e ativos na evolução escolar e social dos filhos, e reforça qual é o papel da família e sua importância para o desenvolvimento da criança.

Confira alguns benefícios dos pais na escola:

  • Acompanhamento contínuo do aluno;
  • Aumento do rendimento escolar;
  • Desenvolvimento social, cognitivo e educacional;
  • Consolidação de virtudes (Ampliação dos valores humanos);
  • Educação preventiva;
  • Melhor habilidade de administração do tempo;
  • Autoconhecimento e melhoria pessoal.

Pais devem ser o exemplo para seus filhos

Cabe aos pais a educação dos seus filhos, ensinando-lhes valores éticos e morais, o uso adequado da liberdade, impondo limites e dando-lhes gradativamente responsabilidades. Isto se dá por meio do exemplo e da convivência, onde estreitam-se os laços afetivos.

A transmissão de valores está muito relacionada à cultura da família e a escola pode ser uma aliada dos pais quando há o alinhamento neste aspecto.

Para que uma virtude seja adquirida, a criança precisa vivenciá-la, e esse é um processo contínuo que pode se dar pelo exemplo, por histórias bem contadas, por ações práticas e até mesmo pela prática de encargos.
“O ser humano aprende através de estímulos adequados, no tempo propício, e principalmente através do exemplo. Se quero que meu filho seja ordenado, preciso manter a ordem na minha casa, promover rotinas adequadas, e dar um bom exemplo de organização. Isso vale para todas as virtudes; se quero um filho alegre, preciso viver a alegria dentro da minha casa, reconhecer as minhas posturas e perceber o que posso fazer para melhorar neste quesito. E o mais importante é fazer propósitos,  pequenas atitudes que promovam a mudança em mim e nos meus filhos, assim iremos aos poucos conquistando bons hábitos que nos transformam em pessoas virtuosas.”, relata Heloisa Arias, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio do Bosque Mananciais.

E complementa, “em nosso colégio, os encargos são apresentados às crianças desde cedo, para que elas possam adquirir habilidades na condução dos mesmos, virtudes ao compreender que contribuem para o bem estar da comunidade escolar e familiar, e por último, que possam ganhar autoconfiança, ao conseguirem concluir com êxito a tarefa. O objetivo não é a perfeição: independentemente de como as crianças executam as tarefas, pais e professores devem celebrar suas conquistas, para que desenvolvam  pessoas mais autônomas, fortes e motivadas.”

Confira no vídeo abaixo como esta parceria entre pais e escola pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento das crianças:

Conheça o colégio do Bosque Mananciais

Por mais que os exemplos recebidos em casa sejam determinantes para a consolidação dos princípios éticos, a escola também desempenha papel importante, já que ela deve atuar em sintonia com a família para formação integral das crianças.

Sendo assim, é fundamental colocar seu filho para estudar em uma instituição de ensino alinhada com a família para a transmissão de valores e o desenvolvimento do senso ético nos pequenos.

A formação de pessoas capazes, íntegras e empreendedoras é o objetivo do Colégio do Bosque Mananciais. Para isso, a instituição desenvolve nos alunos, de maneira regular e permanente, as suas cinco dimensões educativas:

  • Física;
  • Intelectual;
  • Socioafetiva;
  • Ética;
  • Transcendente.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio do Bosque Mananciais concilia excelência acadêmica com valores humanos. Assim, forma pessoas aptas a exercerem a liberdade com inteligência, visando vidas dignas e plenas em todas as suas esferas. É dessa maneira que o Colégio do Bosque Mananciais conseguiu o resultado de 100% de aprovação dos alunos em universidades públicas, no vestibular de 2022.

Localizado no bairro São Lourenço, com sede própria de 37 mil m2, o colégio trouxe para Curitiba um projeto pedagógico de vanguarda, criado há 60 anos por pais e educadores na Espanha e  consolidado em 38 países.

O Colégio do Bosque Mananciais tem a missão de ajudar os pais a proporcionar uma formação de excelência, inspirada numa visão cristã e transcendente da vida, por meio de uma educação personalizada e integral, com foco em todas as dimensões de desenvolvimento dos alunos.

Colégio do Bosque Mananciais: a escola do seu filho com os valores da sua família.