A preceptoria é um método que o Colégio do Bosque Mananciais utiliza para estimular comunicação efetiva e acompanhamento de resultados com a família
A preceptoria é um método que o Colégio do Bosque Mananciais utiliza para estimular comunicação efetiva e acompanhamento de resultados com a família| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 02/08/2023 20:49

Seria bom se os filhos viessem com um manual de instruções, cada um com o seu. Se soubéssemos como conduzi-los automaticamente para que tenham boas virtudes, sejam bons estudantes, autônomos e encontrem o seu propósito de vida.

Este manual não existe, mas hoje em dia, podemos contar com muita informação valiosa, cursos e até técnicas que auxiliam em nosso crescimento como pais, para que possamos compreender melhor as necessidades de cada filho.

Mas ter acesso a esse mundo de informações é suficiente? Como encontrar o que está de acordo com os valores da família, com o que é desejado para os filhos, considerando as suas necessidades em cada fase da vida e que os faça felizes?

E se você pudesse contar com um colégio com uma vasta experiência educacional, que desse esse suporte, por meio de um olhar atento a cada aluno, e que te forneça ferramentas eficazes, que visam trazer resultados no âmbito pessoal, social, familiar, intelectual e até espiritual?

Conheça algumas ferramentas utilizadas pelo Colégio do Bosque Mananciais.

Clique aqui e confira missão, valores e diretrizes do Colégio do Bosque Mananciais.

Preceptoria,  uma ferramenta eficaz para toda a família

A preceptoria é uma das modalidades pioneiras no Brasil, empregadas na metodologia de Educação Personalizada adotada pelo Colégio do Bosque Mananciais. A dinâmica dessa ferramenta funciona por meio de um acompanhamento do desenvolvimento pessoal, acadêmico, social, emocional e transcendente do aluno.

Os encontros de preceptoria promovem uma maior parceria entre família e escola,  uma maior ligação entre pais e filhos, e também entre alunos e educadores.

O método psicopedagógico do Colégio do Bosque Mananciais foi desenhado para atender pais e alunos com o apoio de professores especialistas, oportunizando aos pais estabelecerem metas e planos de ação bem concretos, para que os alunos alcancem resultados extraordinários, tanto acadêmicos quanto humanos.

Isso tudo ocorre por meio da construção de um plano de melhora pessoal para cada filho, com objetivos concretos que demandam conversas em família, alinhamento dos pais, escolha de prioridades, e norteiam quais caminhos seguir com cada aluno.

Vale salientar que este é um processo que deve contar com a participação dos pais e professores, que apontarão suas percepções quanto às habilidades e dificuldades de cada aluno. Esse plano é concreto e prático, e em cada reunião é relatada a evolução das metas de melhoria definidas em conjunto.

Quando os pais observam atentamente o filho em todas as suas dimensões, analisando pontos fortes e pontos a melhorar, conversando sobre as virtudes que ainda faltam e traçando pequenos planos de ação, eles aprofundam o conhecimento sobre o filho, podendo auxiliá-lo com maior efetividade.

Quando conseguem evoluir e conquistar seus objetivos, os alunos se motivam a continuar crescendo, o que gera ainda mais resultados não só acadêmicos, mas também de autoconfiança e autonomia, fortalecendo também os vínculos entre pais e filhos.

A aplicação da ferramenta da preceptoria, própria da Educação Personalizada, que é utilizada no Colégio do Bosque Mananciais, conta com uma equipe de professores preceptores capacitados para orientar e direcionar cada aluno em seu projeto de vida, tendo os pais como protagonistas na condução do projeto do seu filho. Entenda melhor no vídeo abaixo:

Qual o papel do preceptor?

O professor preceptor, elo de ligação entre pais, professores e alunos, é o profissional responsável por conduzir o processo de desenvolvimento de cada aluno, dando suporte e orientação na execução dos seus planos de ação, bem como medindo os resultados e o motivando. Seu papel é ajudar cada aluno a se conhecer, a fazer bom uso de sua liberdade, a se esforçar para alcançar um desempenho acadêmico satisfatório e atingir os objetivos educacionais.

O professor preceptor precisa estar atento ao aluno e também ciente do projeto de vida que seus pais estabeleceram para ele, respeitar os valores familiares, compreender a maturidade da criança e suas capacidades pessoais.

Outra importante função do preceptor é ouvir os pais e os alunos e guiá-los no estabelecimento de metas possíveis de serem atingidas, com planos práticos, visando os resultados em todas as dimensões do aluno, não somente a acadêmica.

Pretende-se então que cada aluno, com a ajuda dos seus pais e professores, desenvolva as suas capacidades e aptidões para se tornar aquilo que deseja ser.

É fundamental que os pais participem ativamente da rotina acadêmica dos filhos e que trabalhem em parceria com os professores, seguindo os planos de ação. Assim, é possível conhecer as atividades, competências e habilidades a serem desenvolvidas, bem como esclarecer qualquer dúvida e alinhar expectativas.

Quando todos estão alinhados, reconhecem as dificuldades e celebram as vitórias, os alunos sentem-se mais confiantes e motivados a continuar se superando.

“Aqui acolhemos todas as famílias que querem estar conosco neste projeto pedagógico único. Um projeto que demanda tempo e dedicação de todos os lados, superação e crescimento em virtudes, mas ao final todo esse esforço vale a pena porque é nesta fase, na mais tenra idade, que estamos formamos não somente os ‘bons profissionais do futuro’, mas ‘profissionais bons como pessoas!”, diz Ivone Patrão, diretora da Unidade Mananciais.

Um colégio para as famílias

No Colégio do Bosque Mananciais, os pais têm o seu protagonismo reconhecido na educação dos filhos, tendo a escola como suporte para a educação deles.

Para estimular essa parceria com a família, o Colégio do Bosque Mananciais disponibiliza um canal de comunicação para dialogar com pais e educadores, receber sugestões ou esclarecer dúvidas e, assim, estreitar as relações.

Esse é o momento de reforçar qual é o papel da família e sua importância para o desenvolvimento da criança. Além disso, a comunicação efetiva ajuda a manter os pais bem informados e ativos na evolução escolar e social dos filhos.

Os eventos escolares ajudam a engajar as famílias e tornar o ambiente mais acolhedor, formando uma comunidade escolar forte e bastante interativa. Eles podem ocorrer em datas comemorativas, como a Festa Junina, por exemplo, ou por meio de palestras e workshops com especialistas de temáticas interessantes para os pais, auxiliando-os a conduzir uma boa formação humana.

Benefícios da preceptoria e da educação personalizada

A Educação Personalizada vê o aluno como um ser único e busca desenvolvê-lo de forma integral, contando com recursos como a preceptoria, a formação em virtudes e parceria forte entre família e escola.

Embora conheçam a importância da parceria pais e escola, muitas instituições têm dificuldade para envolver a família na rotina educacional das crianças. Ao participar ativamente da vida escolar dos alunos, seja nas preceptorias, reuniões com professores ou com o acompanhamento dos estudos em casa, os pais transmitem apoio e confiança aos filhos.

As crianças e os jovens encontram na escola e na família suas principais referências para formação acadêmica e para a formação dos seus valores e de seu caráter. Quando as crianças conseguem enxergar a instituição de ensino como um ambiente seguro e um reflexo do que observam em casa, o desenvolvimento harmônico ocorre de forma natural e a consequência é a melhora no desempenho escolar e social.

“Estamos convencidos de que uma educação personalizada de qualidade é possível quando família e escola compartilham valores e princípios educacionais e atuam de forma coordenada e com isso o  ato de aprender torna-se também mais prazeroso”, diz Luis Ernesto Marroquín, diretor da Unidade Bosque.

Confira alguns benefícios:

  1. Autoconhecimento e melhoria pessoal
  2. Propósitos concretos
  3. Educação preventiva
  4. Foco e disciplina
  5. Inteligência emocional
  6. Administração do tempo
  7. Autonomia
  8. Mudanças positivas de hábitos
  9. Consolidação de virtudes
  10. Aumento do rendimento na escola

Colégio do Bosque Mananciais reforça os valores da sua família

Com sede própria de 37 mil m2, o Colégio do Bosque Mananciais trouxe para Curitiba um projeto pedagógico de vanguarda, criado há 60 anos por pais e educadores na Espanha e já consolidado em 38 países.

Do Infantil ao Ensino Médio, a instituição concilia excelência acadêmica e valores humanos. O objetivo é formar pessoas íntegras que exercem liberdade e autonomia com responsabilidade em todas as dimensões: pessoal, familiar, social, profissional e transcendente.

Colégio do Bosque Mananciais: a unidade escolar ideal para despertar o que há de melhor no seu filho!