O ensino religioso é uma maneira de propor aos alunos que eles reflitam sobre valores e desenvolvam sua capacidade crítica
O ensino religioso é uma maneira de propor aos alunos que eles reflitam sobre valores e desenvolvam sua capacidade crítica| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 02/08/2023 21:25

Você já parou para pensar sobre a importância de transmitir práticas religiosas aos seus filhos desde cedo? Essa é uma questão que divide opiniões e que mexe com a essência da nossa identidade e valores familiares.

Alguns pais acreditam que é fundamental compartilhar suas crenças religiosas com os pequenos, enquanto outros defendem a liberdade de pensamento e a autonomia individual, permitindo que as crianças escolham suas próprias crenças à medida que crescem.

Independentemente da sua posição nesse tema, é indiscutível que cultivar um ambiente de respeito e abertura às diferentes crenças religiosas é muito importante.

Nesse aspecto, tanto a família quanto a escola têm um papel importantíssimo no ensino desses valores, mas como fazer isso?

A resposta está na educação e no exemplo que damos aos nossos filhos. E quando falamos em práticas religiosas com valores cristãos, existem benefícios específicos que não podemos ignorar.

Como a transmissão de valores pode fortalecer as crianças

Vivenciar a prática religiosa em família, proporciona uma base sólida para o desenvolvimento moral e espiritual das crianças. Veja como isso acontece:

1. Fortalecimento da identidade e dos valores familiares

A religião pode proporcionar um senso de comunidade, pertencimento e significado na vida. Transmitir práticas religiosas aos filhos desde pequenos ajuda a construir uma identidade familiar sólida e valores compartilhados que podem guiar as decisões e atitudes das crianças ao longo de toda a vida.

No entanto, a escola também pode desempenhar um papel complementar, reforçando valores e contribuindo para a formação integral das crianças.

2. Construção de uma base moral sólida

O ensino de práticas religiosas com valores cristãos ajuda a desenvolver uma base moral sólida nas crianças. Ao vivenciar e refletir sobre esses valores em diferentes contextos, elas têm a oportunidade de compreender e internalizar princípios éticos importantes, como amor, compaixão, honestidade e respeito ao próximo.

Conceitos do que é certo ou errado vão sendo então reforçados e internalizados a partir de critérios que são aprendidos dentro de um contexto de aprendizagem cristã.

3. Aprendizado da empatia

A prática religiosa com valores cristãos auxilia no desenvolvimento da empatia e da compaixão. Quando a família e a escola trabalham juntas nesse aspecto, as crianças têm a chance de aprender a se colocar no lugar do outro, a fomentar um  ambiente de respeito mútuo e de convivência harmoniosa.

4. Suporte emocional e resiliência

Além da vivência da fé, que é tão importante, pois atinge a dimensão transcendente do ser humano, conhecer e aprofundar-se nas verdades da fé cristã pode oferecer um senso de significado e esperança, tornando-se uma fonte de apoio emocional para as crianças. Diversos estudos mostram que a participação em práticas religiosas individuais e comunitárias, está associada a uma maior satisfação com a vida e à capacidade de enfrentar adversidades com mais resiliência.

5. Reconhecer sua missão e seu lugar no mundo

A fé cristã oferece uma visão de propósito, ensinando que somos amados por Deus e que cada um de nós tem um propósito na vida. Quando a família e a escola se unem para transmitir valores, as crianças têm a oportunidade de desenvolver uma perspectiva positiva e cheia de esperança, que as ajudará a enfrentar desafios com confiança, compreendendo que elas são únicas e que possuem uma missão.

Educação religiosa 

É importante que a escola seja um espaço de diálogo, acolhimento e aprendizado, onde as crianças possam explorar suas próprias crenças e valores, ao mesmo tempo em que compreendem e respeitam as diferenças dos outros. Por isso, a liberdade é um fundamento tão importante da fé cristã, que deve ser fomentada desde sempre na educação dos filhos.

A transmissão de práticas religiosas com valores cristãos oferece uma oportunidade valiosa de fortalecer a identidade, cultivar uma base moral sólida, promover a empatia e a compaixão, e proporcionar uma visão de propósito e esperança. Quando família e escola são parceiras, as crianças têm a chance de crescer em um ambiente que valoriza a formação integral, o respeito às diferenças e o desenvolvimento de valores sólidos.

Colégio baseado em princípios religiosos cristãos

O Colégio do Bosque Mananciais tem a missão de ajudar a família a proporcionar uma formação de excelência, inspirada numa visão cristã e transcendente da vida.

Isso acontece por meio de uma educação personalizada e integral que foca no desenvolvimento dos alunos nos âmbitos pessoal, social, emocional, acadêmico e transcendente.

Todas as atividades do colégio se desenvolvem de acordo com os princípios da doutrina católica, com respeito à liberdade e às demais confissões religiosas e baseiam-se em três pilares:

Identidade cristã

As atividades são inspiradas em uma visão transcendente da existência humana e no princípio da dignidade da pessoa, característica do espírito cristão.

A escola dá liberdade para os pais falarem de forma coerente com os filhos sobre seus valores cristãos e congrega famílias que tenham o mesmo ideal de educação.

Os Pais, primeiros educadores

O colégio dá suporte educativo aos pais quando família e instituição compartilham princípios educativos e atuam de maneira coordenada. Neste sentido, o colégio entende que os pais são os principais responsáveis pela educação de seus filhos, pelo que faz parte do ideário da escola, que os pais possam decidir sobre a participação dos seus filhos em atividades de ensino religioso.

Ele também promove o acolhimento dos pais, alunos e promove planos de melhoria contínua para que os estudantes desenvolvam bons hábitos desde a infância e amadureçam buscando sempre uma melhora pessoal, por meio de uma formação constante em virtudes humanas.

Excelência educativa

O colégio oferece educação de qualidade baseada na formação acadêmica, humana e cristã. O método não se resume à transmissão de conhecimentos, mas à formação de pessoas íntegras e capazes de contribuir na melhora da sociedade.

O objetivo do Bosque Mananciais é ser um suporte à família e ajudar os pais, verdadeiros protagonistas da educação, a garantir para seus filhos uma formação integral, personalizada e de excelência. 

“Na formação integral dos nossos filhos, o ensino de valores e virtudes, dentro do ambiente escolar, foi fundamental para que se desenvolvessem como pessoas conscientes de que a religiosidade precisa estar presente em todas as ações por eles praticadas. É notória a diferença de crescer como pessoa, que se percebe completo academicamente e espiritualmente, sendo respeitoso com a sua religiosidade, com a convivência cristã e a alteridade. Somos gratos ao colégio, por ter oportunizado uma verdadeira formação integral aos nossos filhos, no sentido ao respeito à liberdade da identidade cristã e ainda por ter colaborado com nossa família, para que crescêssemos também como primeiros educadores, papel devido aos pais”, dizem Jefferson e Cornélia Kucek, cujos filhos concluíram seus estudos no Colégio do Bosque Mananciais.

Conheça o Colégio do Bosque Mananciais: formação humana que leva à excelência acadêmica.