Como conciliar maternidade e trabalho?
| Foto:
  • Por Colégio Everest
  • 12/11/2021 14:11

Não é incomum encontrar mães e pais que sintam culpa por precisarem sair para trabalhar enquanto os filhos ainda são pequenos. Conciliar maternidade e carreira não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que é possível.

Em nossa sociedade, a vida profissional compõe uma parte considerável da realização pessoal de cada indivíduo – além, é claro, de ser uma via imprescindível para o sustento da casa.

As palavras-chave para manter a família como sua prioridade máxima sem negligenciar o emprego são planejamento, praticidade, equilíbrio e paciência consigo mesma.

Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada:

Não é sobre quantidade, mas qualidade

Quando seus horários estiverem apertados, o primeiro passo é respirar fundo e não se desesperar. Se está difícil passar um período longo com seu filho, faça o possível para estar presente em momentos estratégicos da rotina dele.

Vale se programar para fazer algumas refeições junto com a criança, prestando atenção nela e se predispondo a conversar, sempre demonstrando interesse e ouvindo o que o pequeno tem a dizer.

Criar um planejamento para outras atividades formativas, como ajudar nas tarefas de casa, assistir às apresentações escolares ou ensinar hábitos de higiene e boas maneiras, apenas para citar alguns exemplos, constrói uma agenda participativa em que você se faz presente nos momentos mais importantes do crescimento sem comprometer suas obrigações no trabalho.

São esses pequenos gestos de apoio e participação que ficarão na memória dos seus filhos para sempre.

Negocie a colaboração da sua rede de apoio

A família é um pilar fundamental para que a criança se sinta acolhida, amada e saiba que pertence a um lugar no mundo. Se for possível dentro da sua realidade, é muito importante que outros parentes também estejam presentes no dia a dia do seu pequeno.

É sempre necessário lembrar que a presença da figura paterna não é uma “ajuda”, mas sim uma responsabilidade inegociável. O ideal é que o pai participe de todas as obrigações e também seja incluído na organização dos horários das crianças, para que possa passar tempo de qualidade com os filhos.

Avós, tios, primos e irmãos são outros exemplos de relações afetivas muito importantes ao longo da infância e, de quebra, podem ajudar você a balancear os horários em que precisa trabalhar e não pode dar atenção total ao seu filho.

Evite levar trabalho para casa

A divisão entre sua residência e local de trabalho é um ponto de equilíbrio fundamental. Se possível, tire o tempo que passa em casa para relaxar e dar atenção à sua família (e a si mesma!) sem precisar esquentar a cabeça com preocupações profissionais.

Se levar tarefas do seu emprego para o ambiente doméstico for inevitável, ou se sua contratação for em regime home office, uma boa tática é separar um canto afastado do seu imóvel para fazer as vezes de escritório.

Assim, você delimita um espaço físico para trabalhar e sinaliza ao seu filho que, fora daquele cômodo, ele é sua prioridade máxima.

Escolha seu lazer com sabedoria

Mães e pais também são seres humanos que sentem cansaço e precisam de momentos para relaxar. No entanto, vale se policiar para não ficar no celular ou com os olhos vidrados na televisão nos momentos que prometeu destinar ao seu filho.

Estar fisicamente presente, mas não prestar atenção no que a criança está dizendo pode fomentar sentimentos de rejeição e insegurança. Reserve um tempinho para conversar e brincar com foco total.

Conte com uma escola que compartilhe valores com você

Terceirizar completamente a educação de uma criança nunca é um bom caminho. Afinal, é responsabilidade da família orientar os pequenos sobre a melhor forma de se movimentar pela vida, tornando-se um cidadão que possui características que os pais consideram importantes.

No entanto, escolher uma escola que esteja alinhada à visão de mundo que você acredita é um complemento importante na formação do seu filho.

Você pode trabalhar com mais tranquilidade sabendo que os funcionários da instituição de ensino estão acompanhando as crianças de perto e criando um ambiente compatível com tudo aquilo que é ensinado dentro de casa.

Se essa é sua preocupação, uma excelente saída é conhecer um colégio que apresente uma formação humanizada, que não seja focada apenas no ensino das matérias, mas em fortalecer as bases morais do indivíduo.

Uma das referências nesse tipo de metodologia é o Colégio Everest, escola internacional e católica presente em 19 países, com unidades em Curitiba que atendem da educação infantil ao ensino médio.

Funcionando em período integral, o espaço aplica um projeto pedagógico que se preocupa com a saúde emocional dos alunos e busca trabalhar questões como solidariedade, cuidado com o próximo, respeito ao meio ambiente, higiene pessoal e autoconhecimento.

Se você está buscando um aliado confiável para ajustar a rotina do seu filho sem nenhum prejuízo para o futuro da criança, clique aqui e conheça o Colégio Everest.