Como escolher a melhor escola para seu filho em Curitiba?
| Foto:
  • Por Colégio Everest
  • 12/11/2021 12:47

Para muitas famílias, escolher uma boa escola para seu filho é uma tarefa estressante. Afinal, são vários questionamentos em jogo. Como será a adaptação na sala de aula nova? Os professores são capacitados? Os alunos serão devidamente preparados para o futuro? A metodologia é confiável? A infraestrutura é segura?

Embora esses medos sejam mais comuns entre mães e pais de crianças menores, que ainda serão introduzidas à vida escolar, a preocupação não diminui quando os pequenos crescem.

Qualquer adulto atento e amoroso quer que os jovens de sua vida tenham acesso a um ensino de qualidade, que os prepare não apenas para a faculdade e o mercado de trabalho, mas para serem cidadãos íntegros e realizados, capazes de concretizar todo seu potencial.

Se esse é o seu caso, confira algumas dicas para acertar na hora da matrícula e começar o próximo ano letivo com o pé direito:

Visite a escola em funcionamento

O ideal é começar a conhecer as escolas que interessam a sua família antes das férias de verão. Assim, é possível agendar uma visita e ver pessoalmente como a proposta educacional é aplicada na prática.

Esse cuidado é especialmente importante em instituições que se destacam pelas abordagens pedagógicas diferenciadas, que não são encontradas facilmente por aí. Ao observar um pouco do dia a dia dos estudantes, será possível compreender melhor como seu filho irá vivenciar um ensino de excelência.

Um bom exemplo em Curitiba é o Colégio Everest, que chama a atenção de pais e alunos pelo modelo integral e educacional: a formação é multidisciplinar, uma escolha acertada para desenvolver crianças e adolescentes usando valores como liderança, solidariedade, colaboração e autoconhecimento.

Para isso, são utilizados recursos como incentivo às competições esportivas, aconselhamento para intercâmbios e uso de tecnologia robótica durante as aulas, frente que conta com o suporte do próprio Google para garantir uma abordagem contemporânea atualizada. A proximidade com a família durante toda a jornada de aprendizagem é outro diferencial indispensável que faz muita diferença no resultado final.

Achou interessante? Clique aqui e saiba mais sobre a formação no Everest

Embora a descrição seja promissora, é conhecendo a rotina da escola na vida real que fica evidente como os recursos tecnológicos e psicoemocionais adotados são transformadores.

No Colégio Everest, você ainda tem a comodidade de agendar sua visita com antecedência pelo WhatsApp. Clique aqui e marque seu horário.

Busque informações sobre a linha pedagógica

Com a multiplicidade de linhas pedagógicas alternativas existentes hoje em dia, é fundamental se informar com a coordenação da escola sobre os tipos de atividades escolhidas para que os alunos absorvam o conteúdo.

Existem metodologias que incentivam a experimentação prática, por meio de brincadeiras e da linguagem artística. Outras trabalham a autonomia e as interações em grupo. Existem ainda, é claro, as instituições mais tradicionais, voltadas a criar uma geração de alunos com foco em resultados objetivos e excelência.

O Colégio Everest, por exemplo, opta pela educação integral, católica e ensino bilíngue. Parte de uma rede internacional que já integra 19 países, a escola conta com vários projetos para ensinar o aluno a estudar de verdade e desenvolver habilidades como liderança, oratória e bom comportamento.

Clique aqui e saiba mais sobre esse modelo de ensino

Para escolher o melhor caminho, é importante levar a personalidade da criança em consideração. Também é essencial avaliar qual é o método de ensino semelhante à educação que você oferece para o seu filho em casa.

Escolha uma instituição alinhada aos valores da sua família

O melhor ensino para o seu filho é aquele que mais oferece condições de trabalhar os valores e prioridades que sua família considera importantes.

Não hesite em perguntar como a escola trabalha questões que, para você, são inegociáveis no processo formativo das crianças.

Quem pratica alguma religião, por exemplo, pode encontrar um espaço agradável em uma escola católica que trabalhe pilares universais, comuns a quase todas as crenças, como fraternidade, compaixão e acolhimento.

Conheça as instalações

Quando for visitar a escola, vale prestar atenção às particularidades do espaço físico. Observe detalhes como segurança, higiene e conforto. Vale também pensar nos recursos de acessibilidade e nos espaços ao ar livre, fundamentais para uma socialização saudável durante a infância e a adolescência.

E aí, sua família está pronta para começar a rotina de visitas às escolas que estão no seu radar? Clique aqui e comece pelo Everest.