Lasanha de Vitelo e mozzarella de búfala, com molho roty, fonduta de pecorino e tartufo tritato do Doppo Cuccina traz sabores inéditos para massa tradicional italiana
Lasanha de Vitelo e mozzarella de búfala, com molho roty, fonduta de pecorino e tartufo tritato do Doppo Cuccina traz sabores inéditos para massa tradicional italiana| Foto: Doppo Cucina
  • Por Doppo Cucina
  • 01/11/2021 12:21

A lasanha ganhou destaque na culinária mundial entre o século XIX e XX, quando imigrantes italianos se instalaram em diversos países — incluindo o Brasil — e trouxeram suas deliciosas receitas. Além disso, o aumento no comércio global e as duas Guerras Mundiais fizeram com que mais pessoas fossem à Itália e se apaixonassem por esse prato incrível.

Desse modo, as lasanhas se tornaram um dos principais itens nos restaurantes italianos e um dos primeiros nomes que associamos à culinária do país. Afinal, como não saborear essa incrível combinação de fitas largas e finas de massa fresca, com os deliciosos recheios em camadas e bastante molho para trazer suculência?

Independente do recheio ou do molho específico, já que a receita ganhou inúmeras versões ao redor do mundo, a lasanha é garantia de uma refeição deliciosa.

A origem da lasanha

Por mais que tenha se popularizado nos últimos séculos, a história da lasanha começa na Idade Média. O prato surgiu na região de Nápoles, no início do século XIV, mas com formato diferente do que conhecemos hoje: era uma massa de tiras finas, com recheio de queijo, mas fermentada e preparada na água (al dente).

Apenas depois disso é que a tradicional lasagna al forno, em que o próprio molho umedece e ajuda a cozinhar a massa, foi criada — acredita-se que essa receita venha da Emilia-Romagna, mais ao norte da Itália. Assim, la vera lasagna italiana é preparada com um cremoso ragú de carne e molho branco ou pomodoro. A massa fresca deve ser feita com grano duro.

Mesmo tão ligada à culinária e aos restaurantes italianos, a lasanha foi reivindicada pelos britânicos: eles alegaram que um prato chamado "loseyns" já fazia parte do livro de receitas usado pelos cozinheiros do Rei Ricardo II, algumas décadas antes.

Mas esse prato, apesar de ser uma massa montada em camadas, era feito com um cereal não identificado e não tinha vários dos ingredientes mais deliciosos da lasagna italiana: molho, queijo, massa fresca…

Não adianta: a lasanha é um dos pratos mais italianos que existem! Capisce?

Acesse as redes sociais do Doppo Cucina e saiba mais sobre esse restaurante italiano

Uma lasanha com receita especial

Como dito, na medida em que a lasanha ganhou o mundo, diversas receitas originais foram sendo criadas para combinar massa fresca, recheio em camadas e molho.

O Doppo Cucina, restaurante italiano em Curitiba, traz uma preparação especial para essa massa tradicional, com sabores totalmente únicos.

Para começar — assim como todas as pastas do cardápio do restaurante — as folhas de lasanha são preparadas no próprio restaurante. Então, elas recebem um saboroso recheio de vitelo e mozzarella de búfala, extremamente cremoso.

O prato é servido em uma apresentação requintada, com grande apelo visual, e dois molhos para saborear com a lasanha: o molho roty, com base de carne, e a fonduta de pecorino, com bastante queijo. É difícil escolher qual dos dois molhos provar primeiro, impossível escolher o melhor.

Além disso, a lasagna do Doppo Cucina tem uma versão com recheio de berinjela no lugar do vitelo — uma ótima pedida para os vegetarianos. Além disso, é possível trocar o molho roty por pomodoro. Em todas as versões, o prato fica uma delícia e muitíssimo bem apresentado.

Essa deliciosa lasanha, repleta de sabor e história, pode ser provada no almoço (de terça-feira a domingo, das 11h45 às 15h) ou no jantar (de terça a sábado, das 19h às 23h), no agradável espaço do Doppo Cucina na Avenida do Batel, 1550. Reservas podem ser feitas pelo WhatsApp do restaurante. Mangia che te fa bene!

Entre em contato e faça sua reserva para eventos no restaurante italiano Doppo Cucina