A mamoplastia de aumento dos seios continua sendo a cirurgia mais procurada.
A mamoplastia de aumento dos seios continua sendo a cirurgia mais procurada.| Foto: Shutterstock
  • Por Dra Viviane Teixeira CRM 18905
  • 12/11/2021 10:01

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) apontou que o Brasil lidera o ranking mundial de cirurgias plásticas, com mais de 11,3 milhões procedimentos realizados.

Esse número representa 13,1% de todas as cirurgias feitas no ano de 2019. O estudo ainda mostra que a maioria dos procedimentos aconteceram em mulheres, com idade entre 35 e 50 anos.

Ainda de acordo com a ISAPS, a mamoplastia de aumento dos seios continua sendo a cirurgia mais procurada, seguida pela lipoaspiração, cirurgia das pálpebras, abdominoplastia e rinoplastia.

Mas afinal, por que tantas mulheres se submetem à mamoplastia?

Quem são as mulheres que procuram esse tipo de procedimento?

É comum associarmos a colocação de próteses mamárias a mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seios. Mas esse não é o único caso.

Em nosso consultório também recebemos mulheres com comprometimento da sustentação e firmeza das mamas associada à perda de volume devido às gestações e flutuações no peso. Nesses casos associamos o uso do implante mamário para gerar forma e volume às mamas que sofrerão uma mastopexia por exemplo, que é a cirurgia de levantamento mamário. Outra situação muito interessante é a das mamas assimétricas(com tamanhos muito diferentes) e as mamas tuberosas(tem formatos tubulares e nada arredondados). Todas essas alterações são capazes de incomodar significativamente a mulher e sua solução devolve auto estima, conforto e bem estar.

Mulheres que enfrentaram um câncer de mama e gostariam de reconstruir o seio.

5 vantagens de fazer um implante mamário

O implante mamário contribui para a autoestima e autoconfiança da mulher.
O implante mamário contribui para a autoestima e autoconfiança da mulher.| Imagem: Shutterstock

A cirurgia de colocação de prótese de silicone pode causar um impacto muito grande na vida de uma mulher.

Os benefícios desse tipo de procedimento vão além da parte estética, já que contribui para o aumento da autoestima, da autoconfiança  e mexe com a feminilidade das pacientes.

Muitas mulheres me relatam que antes do procedimento não conseguiam usar determinado tipo de roupa, nem tão pouco biquínis e maiôs, porque não gostavam dos seios, e assumiam uma postura mais retraída.

Confira 5 benefícios que conseguimos proporcionar com a mamoplastia de aumento mamário:

  1. Obtenção de seios com um colo marcado e firme;
  2. Corrigir a assimetria, dentro do possível, em mamas desiguais;
  3. Ganho de volume em mamas flácidas e que perderam seu conteúdo;
  4. Preenchimento da parte superior da mama, que é perdida com a gestação, emagrecimento ou mesmo envelhecimento;
  5. Melhorar a forma (arredondamento) das mamas tuberosas ou mamas que não têm formato arredondado.

Clique aqui e conheça tudo sobre os tipos de Mamoplastia.

4 possíveis complicações com a prótese de silicone

Problemas e complicações decorrentes da mamoplastia de aumento são raros e possíveis de evitar.

Por isso, é muito importante seguir as recomendações que passamos no consultório para o pós-cirúrgico e  manter contato com a clínica em caso de alguma dúvida ou sintoma estranho.

Afinal, a paciente não tem motivo para desistir da cirurgia quando se tem um acompanhamento profissional como o nosso.

Algumas das complicações que podem acontecer:

  1. Contratura capsular (a capa colágena que envolve a prótese, que o organismo produz, começa a se contrair e estrangular a prótese modificando seu formato por apertá-la);
  2. Ruptura da prótese (é uma “quebra”do próprio material, do invólucro de silicone que envolve o gel interno, e ocorre dentro da própria cápsula de colágeno que o corpo produz envolvendo a prótese como um todo, ou seja, a ruptura geralmente fica isolada do restante da mama pela cápsula colágena);
  3. "Cambalhota da prótese" (por movimentação diante de um aumento do espaço que envolve a prótese, geralmente amamentação, e flutuações no peso);
  4. Seroma tardio (acúmulo de líquido que pode ser súbito, dentro da cápsula colágena que envolve a prótese, o que deve ser comunicado ao médico e investigado em suas causas, hoje o que temos que ter em mente é o ALCL).

O que a prótese de silicone não proporciona

Os benefícios proporcionados para uma mulher com esse tipo de procedimento são significativos, mas eu deixo claro o que a mamoplastia não proporciona.

A prótese de silicone não levanta as mamas (nesse caso o procedimento indicado é a mastopexia), justamente porque o implante é pesado e, quanto maior ele for, mais peso terá.

O endurecimento do tecido mamário também não acontece com a mamoplastia de aumento. Por isso, se o tecido que recobre a mama da paciente tiver uma consistência mais frouxa, essa será a sensação ao apalpar a prótese.

Os implantes duram para sempre?

Não existe um prazo exato para validade da prótese de silicone. Isso porque a tecnologia utilizada para colocação dos implantes permite maior durabilidade.

Por isso, a expectativa é que a prótese dure por muitos anos, sendo sua troca necessária nos casos de ruptura, contratura capsular ou ALCL.

Uma boa maneira de saber tudo sobre a mamoplastia de aumento e quais as indicações para cada caso é através de uma consulta de perto conosco.

Clique aqui e agende uma consulta comigo para eu te explicar tudo que você precisa saber sobre a mamoplastia.

Cuide-se, você merece! Até o próximo conteúdo.

Dra. Viviane Teixeira, cirurgiã plástica CRM/PR 18905 - RQE 16060 - RQE 16061. É também membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).