Brasil conta com cerca de 13% de sua população composta por pessoas acima de 60 anos.
Brasil conta com cerca de 13% de sua população composta por pessoas acima de 60 anos.| Foto: Pixabay
  • Por Elissa Village
  • 16/11/2021 16:58

O processo de envelhecimento é um fenômeno biológico e que deveria ser encarado com naturalidade. Porém, apenas uma pequena parcela das pessoas está realmente preparada física, emocional e inclusive financeiramente para a chegada à maturidade. Hoje, no Brasil, cerca de 13% do total da população é composta por idosos, o que coloca o país em sexto lugar no ranking mundial. A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos será maior do que o total de crianças e jovens até 29 anos, número que mostra a importância de se estimular, desde cedo, a busca pela autonomia e pela independência, visando garantir a qualidade de vida futura.

A terapeuta ocupacional Rosiléia Dierckx, do Elissa Village, em Campina Grande do Sul, ressalta a necessidade de se compreender o conceito de autonomia e de independência e de que forma eles impactam na vida das pessoas idosas.

Segundo ela, autonomia é a capacidade de a pessoa gerenciar a própria vida e de tomar decisões. É a garantia de poder continuar a decidir sobre a própria vida. Já a independência, esclarece, é a capacidade de desempenhar, de realizar as atividades cotidianas como se alimentar, tomar banho e outras capacidades físicas.

O gerente assistencial do Elissa Village, Carlos Alberto do Nascimento, comenta que envelhecer é um desafio, mas que não depende apenas de uma pessoa, e sim de toda a comunidade em seu entorno: envolve atitudes próprias, familiares e de políticas públicas. “Ter uma vida planejada, com hábitos saudáveis, boa alimentação, atividades físicas e intelectuais, com a construção de boas relações sociais e familiares e estabilidade financeira são fatores que irão contribuir numa fase mais adiantada da vida. Olhar para a pessoa da terceira idade é olhar para o próprio futuro”, comenta o gerente.

Localizado em uma área de 300 mil metros quadrados, em Campina Grande do Sul, o Elissa Village foi planejado para estimular a independência dos moradores.
Localizado em uma área de 300 mil metros quadrados, em Campina Grande do Sul, o Elissa Village foi planejado para estimular a independência dos moradores. | Marcelo Araújo

Rosiléia ressalta que há realidades muito distintas entre as pessoas idosas: há aquelas em boas condições de saúde e disposição e, por outro lado, outras debilitadas em decorrência de comorbidades. “O adequado, de acordo com a terapeuta, é buscar promover e valorizar a pessoa nessa fase da vida como um ser socialmente participativo, estimulando-o a resgatar e a fortalecer os vínculos sociais”, pontua.

O gerente assistencial explica que tão importante quanto se preocupar com as condições físicas e clínicas dos moradores do residencial, um ponto fundamental é estimular o fortalecimento da relação de confiança e respeito que existem nas famílias, os vínculos intergeracionais – mãe e filho, netos e avós, etc.

O Elissa Village é um empreendimento residencial para a longevidade. Assim como em toda casa, os moradores podem receber familiares e outros visitantes sempre que quiserem. O local conta, inclusive, com espaços criados especificamente com esse foco, como espaço gourmet, salas de convivência, entre outros. “Para os moradores, é a oportunidade de transmitir sabedoria, de contar as suas lembranças de vida, mantendo-se ativo e útil. Assim se combate o sentimento de exclusão, de solitude e de isolamento. Para os mais novos, é uma oportunidade extraordinária de aprender sobre valores de vida”, analisa Rosiléia.

Natureza

Localizado em uma área de 300 mil metros quadrados em meio a uma variada vegetação, o Elissa Village também proporciona aos moradores o contato diário com a natureza. Entre os benefícios desse ambiente estão a redução da ansiedade e do sentimento de angústia, o combate à depressão e o auxílio para se orientar no tempo e no espaço.

Além disso, o residencial conta ainda com um jardim interno com grandes janelas de vidro que permite o contato com a natureza mesmo em dias de chuva ou baixa temperatura.

Residencial

O Elissa Village está localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, a apenas 25 quilômetros do Centro de Curitiba. Destinado ao público com mais de 60 anos, o Elissa Village busca conciliar a oferta de serviços ao conceito de hotelaria.

Rodeado pela natureza, o empreendimento proporciona ao morador a experiência de um hotel cinco estrelas com ambiente seguro, confortável e acolhedor, espaços adaptados, arquitetura acessível, decoração moderna e tecnologia a favor da segurança, como sensor de queda e mapa de calor que monitora os hábitos de vida e saúde dos moradores.

Mais informações:  elissavillage.com.br.