Vinhos tintos harmonizam com carnes vermelhas, sendo uma opção para um almoço de Dia dos Pais com o tradicional churrasco.
Vinhos tintos harmonizam com carnes vermelhas, sendo uma opção para um almoço de Dia dos Pais com o tradicional churrasco.| Foto: Shutterstock
  • Por Família Fardo
  • 28/07/2021 14:26

A harmonização de vinhos é a arte de criar combinações entre bebida e comida, sempre com o objetivo de potencializar o sabor de cada uma e proporcionar uma experiência gastronômica sem igual. Entre os aspectos básicos que todos devem observar na hora de harmonizar vinhos e pratos estão o corpo, sua acidez e taninos.

Em resumo, cada tipo de almoço de Dia dos Pais demanda vinhos diferentes, de acordo com o que será servido. A Vinícola Família Fardo tem opções para diversas harmonizações, incluindo brancos, rosés, tintos e espumantes.

Tipos de vinhos

De modo geral, os vinhos tintos combinam com a carne vermelha, o que é uma ideia para quem está pensando em preparar um churrasco para o domingo especial. Especialmente se o cardápio incluir carnes com sabor forte — como a picanha ou cordeiro —, é interessante servir um vinho que também seja marcante. Um bom cabernet sauvignon ou um tannat são ótimos vinhos para essas carnes. Já as carnes mais leves vão bem com um merlot ou um pinot noir.

Até mesmo um vinho branco pode ser combinado com uma carne mais leve e sem gordura, como o filé mignon. Um chardonnay também fica ótimo quando servido com carnes brancas ou massas com molhos e queijos. O rosé, por sua vez, é praticamente um coringa: harmoniza com quase todo tipo de prato e pode ser bebido até na hora da sobremesa. Um estrogonofe de nozes acompanhado por um malbec rosé é uma combinação surpreendente e deliciosa!

Conheça a Vinícola Família Fardo, com opções de vinhos ideais para seu Dia dos Pais

A vinícola Família Fardo tem diversas opções de vinhos tintos, mas também brancos, rosés e espumantes para o Dia dos Pais.
A vinícola Família Fardo tem diversas opções de vinhos tintos, mas também brancos, rosés e espumantes para o Dia dos Pais.| Shutterstock

Vinhos como presente para o Dia dos Pais

Nem todo mundo se lembra que os espumantes também geram ótimas harmonizações com vários pratos. O brut, por exemplo, cai bem com a maioria dos pratos e é uma ótima escolha para quem quer servir um espumante durante o almoço e não quer errar. Os extra brut, com paladar mais marcante, formam uma combinação incrível com massas e frutos do mar.

Os espumantes também podem ser servidos antes do almoço, para saudar os convidados e fazer um brinde, e até embalados como presente para o Dia dos Pais. Assim, seu pai poderá saboreá-lo no momento que preferir.

Além dos espumantes, a Vinícola Família Fardo tem outros rótulos que podem ser oferecidos como presente de Dia dos Pais. O destaque, nesse sentido, vai para a linha CASA, que possui ótimos vinhos merlot, tannat e cabernet sauvignon da safra 2011, além de rosé e chardonnay, também de safras especialmente selecionadas.

Para conhecer essas e outras alternativas — seja para presente ou para servir no almoço de Dia dos Pais — confira o site da Vinícola Família Fardo. O que mais importa, afinal de contas, é comemorar a presença dessa pessoa tão especial que é o nosso pai.

Acesse a loja online da Família Fardo e encontre o vinho perfeito para seu Dia dos Pais