O Ranking GPTW elege as melhores empresas para trabalhar no Brasil, regional, setorial e temático.
O Ranking GPTW elege as melhores empresas para trabalhar no Brasil, regional, setorial e temático.| Foto: Shutterstock
  • Por GPTW - Great Place To Work
  • 06/12/2023 17:45

As inscrições para o 15º Ranking GPTW das Melhores Empresas Para Trabalhar™ no Paraná já estão abertas. Esta é a oportunidade de mostrar que seu negócio cuida das pessoas e é reconhecido como um Great Place To Work®.

O ranking GPTW, considerado a maior pesquisa de ambiente de trabalho do mundo, é divulgado em mais de 98 países e faz a classificação no estado do Paraná há 15 anos. Se a sua empresa deseja ser reconhecida como um  excelente lugar para trabalhar, esta é a hora.

O que é o Great Place To Work® (GPTW)?

O Great Place To Work® é a principal referência mundial em cultura organizacional, amplificando as vozes dos colaboradores por meio de pesquisas para diagnóstico, possibilitando a promoção de melhorias e o reconhecimento por meio da Certificação e Ranking.​

Para que isso seja possível, o GPTW oferece consultoria para os negócios que desejam ter as pessoas no centro de sua estratégia, além de reconhecer e certificar os melhores lugares para trabalhar em 98 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

“A pesquisa GPTW ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do Grupo Ponto a Ponto no que se refere à gestão de pessoas, permitindo investir na melhoria contínua do negócio. Além disso, a certificação ajuda a melhorar a reputação do Grupo Ponto a Ponto perante o mercado, atraindo profissionais mais qualificados e talentosos”, conta Alan Rottoli, Gerente de RH da Ponto a Ponto, empresa primeira colocada no Ranking Paraná 2023 em pequeno porte.

Números do GPTW em 2023

Em 2023, o Great Place To Work® certificou mais de 2300  empresas, 349 somente no estado do Paraná. No Brasil, o impacto positivo da certificação chega a mais de 6 mil empresas e 2.028.849 funcionários.

Gazin: case de sucesso GPTW

"A Gazin, como empresa comprometida com a cultura organizacional e o bem-estar dos colaboradores, participa da pesquisa GPTW há mais de 20 anos.

É muito significativo incorporar a metodologia do GPTW, pois não só promove a produtividade e a eficiência, mas também nutre a confiança, transparência, senso de propósito entre os membros da equipe, promovendo um ambiente de liberdade de expressão, e gestão participativa, onde os colaboradores se sentem valorizados, ouvidos e respeitados, resultando em equipes de alta performance, engajadas e empresa sólida.

Os benefícios de priorizar o bem-estar dos colaboradores vão além das paredes da empresa, impactando positivamente a comunidade e a construção de um mundo melhor.

O GPTW não é apenas uma estratégia de negócios, é um compromisso e está alinhado ao propósito da Gazin, em ser sólida, sustentável e comprometida com um ambiente inclusivo e inspirador.

É uma honra testemunhar o impacto transformador do Great Place to Work e incentivar outras organizações a adotarem essa filosofia, onde a felicidade e a realização dos colaboradores são prioridades, com uma gestão humanizada com foco em resultado”, afirma Michely Tonhi, Coordenadora de Comunicação e Cultura da Gazin.

Certificação GPTW

A Certificação Great Place To Work® mensura a percepção de que os colaboradores têm da organização onde trabalham para, a partir daí, chegar ao ranking das melhores empresas para trabalhar no mundo.

No Brasil, todos os anos são publicados mais de 40 rankings onde são premiadas as melhores companhias para trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (saúde e TI, por exemplo), temático (Melhores Empresas para Mulheres), além do ranking da diversidade, responsável por reconhecer organizações que estão no caminho certo da inclusão social.

15 anos reconhecendo as melhores empresas para trabalhar no Paraná

O estado do Paraná teve seu primeiro Ranking GPTW divulgado em 2010, quando 20 empresas foram reconhecidas. Na 14ª edição, divulgada em outubro de 2023, o número de empresas contempladas subiu para 125, com 356 inscritas, 299 mil colaboradores impactados e a posição de um dos maiores rankings regionais do Brasil.

Por que participar da Jornada de Certificação GPTW e buscar uma posição entre as Melhores Empresas Para Trabalhar?

Estar na lista das Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place To Work® é reflexo de um ambiente onde os colaboradores se sentem satisfeitos e valorizados, o que representa maior permanência de talentos, fortalecimento da cultura organizacional e:

  • Maior capacidade da empresa para atrair bons profissionais;
  • Fortalecimento da marca;
  • Pessoas mais felizes e engajadas com o propósito da empresa;
  • Redução dos custos ocasionados com desligamentos e novas contratações;
  • Melhor desempenho financeiro;
  • Melhora do clima organizacional, o que é bom para pessoas, empresas e para o mundo;
  • Redução do turnover voluntário;
  • Aumento da eficiência e produtividade dos colaboradores;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Melhores resultados no mercado.

Segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o turnover voluntário médio de mercado é de 48%. Mas, quando olhamos para o ranking das Melhores Empresas GPTW Paraná 2023, essa média cai para 11%, reforçando ainda mais a importância da permanência dos colaboradores de empresas que são referência em qualidade de ambiente de trabalho.

“A premiação da GPTW é um reconhecimento que demonstra o nosso compromisso em desenvolver uma cultura de valorização das pessoas. Sob a ótica de gestão de pessoas, é uma ferramenta que contribui para atrair talentos, reter estes talentos, direcionar as melhores práticas de gestão de pessoas, de clima organizacional, de cultura organizacional e buscar a excelência no ambiente de trabalho, construindo um ótimo lugar para se trabalhar”, diz Evellyn Zabotti, gerente de Gestão de Pessoas da Tecnospeed, empresa primeira colocada no Ranking Paraná 2023 em médio porte.

Jornada da Certificação: como participar da certificação GPTW?

Para sua empresa ser uma das organizações certificadas pelo Great Place To Work® e ter a chance de entrar no Ranking GPTW 2024 das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná, é necessário passar pela Jornada de Certificação, uma pesquisa de clima online.

É por meio dessa pesquisa que o GPTW traça o diagnóstico do clima organizacional com base na percepção dos trabalhadores. Se a empresa atingir 70 pontos ou mais, recebe a certificação (selo anual), e se tiver mais de 30 colaboradores, fica credenciada a participar do Ranking de acordo com a sua  categoria. Acesse Rankings GPTW para mais informações.

Passo a passo da Jornada da certificação

  • Aplicação de uma pesquisa anônima e sigilosa com os colaboradores, onde é possível detectar oportunidades de melhoria na empresa e pontos fortes;
  • Para receber o selo de Certificação GPTW a organização precisa ter uma amostra mínima de respostas e 7 a cada 10 funcionários precisam avaliar de maneira favorável;
  • Após conquistar a certificação, se a organização quiser fazer parte de um dos Rankings das Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, Paraná ou no seu respectivo setor, deve encaminhar um conjunto de práticas de gestão de pessoas para avaliação da equipe de pesquisadores do GPTW.

Empresa campeã na certificação GPTW

Fonte: Divulgação. Showroom da Pormade Portas em Curitiba/PR.
Fonte: Divulgação. Showroom da Pormade Portas em Curitiba/PR.| Foto: Divulgação

A Pormade Portas foi escolhida em 2023 como a Melhor Empresa para Trabalhar no Paraná entre as organizações de grande porte. De acordo com o gerente de Gestão de Pessoas, Rafael Gregório Jaworski, estar no ranking é a cereja do bolo diante de todo conhecimento e informações proporcionadas pela pesquisa GPTW.

"A pesquisa de Clima e Cultura Organizacional do GPTW é um guia para nos orientar sobre as práticas ou projetos de gestão que estamos desenvolvendo", explica o gerente de gestão de pessoas.

Rafael acrescenta que, com base nos resultados da pesquisa, é possível identificar grandes oportunidades de melhoria e perceber o efeito, positivo ou não, de projetos e práticas que são desenvolvidas na companhia.

"Conseguimos comparar os resultados com o nosso desempenho no ano anterior e com as empresas que compõem o ranking. Isso coloca luz nos problemas e nas oportunidades de melhoria e crescimento", destaca o gestor da Pormade Portas.

Inscreva sua empresa para participar da Jornada de Certificação e tenha a chance de entrar para o 15º Ranking Great Place To Work® das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná.