Paraná tem 16 empresas entre as melhores para trabalhar do Brasil, segundo ranking da consultoria Great Place To Work
Paraná tem 16 empresas entre as melhores para trabalhar do Brasil, segundo ranking da consultoria Great Place To Work| Foto: Shutterstock
  • Por GPTW - Great Place To Work
  • 15/12/2020 09:58

O Paraná é o segundo estado com maior número de organizações entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, atrás apenas de São Paulo. O ranking é elaborado anualmente pela consultoria Great Place To Work (GPTW) e tem como foco apoiar companhias de todos os portes para conseguir os melhores resultados por meio de uma cultura de inovação, alto desempenho e confiança entre gestores e a equipe de colaboradores.

Entre os atrativos das organizações que compõem esse grupo estão formatos de trabalho que ganharam espaço no mundo corporativo este ano, em decorrência da pandemia de Covid-19: a prática do home office e a flexibilidade de horário.

No ranking nacional de 2020 do GPTW, São Paulo lidera com 72 organizações entre as melhores empresas para os colaboradores, seguido pelo Paraná, com 16. A leitura do resultado da pesquisa, realizada com 3.168 empresas inscritas e que representam 1,7 milhão de funcionários, mostra a importância de se investir no ambiente corporativo. Os dados são referentes aos levantamentos realizados em 2019.

Além de funcionários mais felizes e satisfeitos, empresas que se preocupam em investir em um bom clima organizacional têm outros benefícios, segundo a pesquisa: são mais inovadoras, atraentes, inclusivas, costumam ter um índice maior de permanência dos seus talentos e registram um faturamento maior.

BENEFÍCIOS

Entre as 150 empresas premiadas em 2020, o resultado apontou que são organizações com 9,3% de crescimento médio no faturamento sobre o ano anterior, bem acima do crescimento do PIB Brasil que em 2019 ficou em 1,1%. Nas empresas não premiadas, esse índice é de 0,7%.

Para Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do GPTW, a pesquisa de 2020 confirma algumas questões que já vinham sendo apontadas há algum tempo no mundo do trabalho, como a oportunidade de crescimento na carreira. “Isso não significa, necessariamente, crescer na hierarquia, mas ser valorizado internamente”.

Outro item que chama a atenção, destaca a diretora, é a relevância que a qualidade de vida tem para o colaborador, que quer ser visto como pessoa, não apenas como um funcionário. “Por outro lado, há características do ambiente corporativo que não mudam, como é o caso das relações de confiança, de trabalhar com autonomia e liberdade”, observa a diretora.

PORTE EMPRESARIAL

O Brasil conta com aproximadamente existem 19,3 milhões de empresas, conforme os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As PME, micro e pequenas empresas, representam 99,1% do total registrado e são as que mais geram emprego no Brasil com carteira assinada, somando 54% dos empregos formais. Daniela destaca que todo esse universo empresarial pode se transformar em exemplo positivo de ambiente corporativo.

| Shutterstock

Ela explica que, embora o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil classifique companhias com mais de cem funcionários, a certificação GPTW – selo que atesta que uma empresa é um bom ambiente de trabalho – pode ser concedido para qualquer empresa a partir de cinco funcionários. “Isso desmitifica o conceito de que boas práticas de gestão de pessoas é coisa de empresa grande, multinacional, famosa”, argumenta.

CERTIFICAÇÃO

A Exclusiva Veículos, de Curitiba, tem nove colaboradores e está participando há dois anos do processo de certificação. O diretor da empresa, Antonio Gilberto Deggerone, conta que aderiu ao GPTW assim que soube que empresas de pequeno porte também poderiam ser beneficiadas.

A Exclusiva participou da pesquisa de clima pela primeira vez em 2018 e teve um alto índice de confiança na pesquisa respondida pelos próprios colaboradores. Foi reconhecida como um excelente lugar para trabalhar, na primeira edição do Destaque GPTW E ACP (Associação Comercial do Paraná) e recebeu o prêmio de uma das melhores empresas para trabalhar de Pequeno Porte a nível nacional, aparecendo entre as dez primeiras da categoria de 5 a 29 colaboradores.

Deggerone conta que uma das principais vantagens percebidas no cotidiano foi o destaque que se deu às qualidades da equipe profissional. “Mudou inclusive o nosso olhar na hora da contratar novos profissionais”, salienta o diretor, que também é vice-presidente de entidades como a ACP e a Associação Revendedores Veículos Automotores no Estado Paraná (Assovepar).

Para a empresária Marcia Mocelin Manfrin, presidente da Apetit Serviços de Alimentação, o GPTW é um excelente indicador das práticas destinadas às pessoas. “A metodologia ajuda a Apetit a criar uma cultura organizacional forte, de profissionais engajados e comprometidos com os objetivos da empresa”, esclarece Marcia, que também é presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), entidade que possui também parceria com o GPTW. A sede da Apetit está localizada em Londrina e conta com mais de 180 unidades em dez estados brasileiros, tendo como principal setor de atividade o serviço de alimentação corporativa.

| Shutterstock

Com 25 prêmios do GPTW, entre os quais 11 premiações no Paraná, Marcia diz que as pesquisas realizadas também são uma forma de a organização avaliar suas ações, repensar a assertividade das práticas e entender como tudo isso é percebido pelos colaboradores. “Utilizamos o ranking como um indicador do caminho que trilhamos com nossas pessoas, em busca de oferecer melhorias contínuas. Constar como uma das melhores empresas para trabalhar é motivo de muito orgulho”, afirma.

RECONHECIMENTO

A TecnoSpeed, com sede em Maringá e que atua no segmento de tecnologia da informação, é uma das empresas paranaenses de destaque no ranking nacional. Com 16 prêmios do GPTW, este ano também passou a figurar como uma das melhores organizações para trabalhar da América Latina.

Erike Almeida, CEO e fundador da TecnoSpeed, explica que uma das vantagens da consultoria do GPTW é a de orientar nos aspectos necessários para criar o ambiente favorável de trabalho e que valorize a qualidade de vida das pessoas. Segundo ele, em um mercado com tantas vagas disponíveis aos profissionais de tecnologia, cabe às empresas de TI criarem seus atrativos para se diferenciar e atrair talentos. “Buscamos oferecer benefícios, diferenciais, treinamentos, capacitação, home office”, exemplifica.

De acordo com Rosângela Isolde Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), as empresas vêm buscando esse tipo de certificação até como forma de divulgar suas ações e atrair os melhores profissionais do mercado. “Há um retorno na produtividade, na melhoria da gestão e o reconhecimento dos clientes, que estão muito mais conscientes de buscar empresas que estejam comprometidas com as boas práticas”, salienta, lembrando que por este motivo o Serviço Social da Indústria no Paraná (SESI-PR) firmou parceria com o GPTW.

| Shutterstock

11 anos do ranking Paraná

O GPTW publica também rankings estaduais das melhores empresas para trabalhar. No dia 26 de novembro, em parceria com a Gazeta do Povo, a consultoria publicou o 11.º ranking com reconhecimento para 90 empresas, universo que impacta em mais de 118 mil colaboradores.

A lista cresceu 27% neste ano, demonstrando o comprometimento do empresariado paranaense com os trabalhadores. Ser uma empresa GPTW reforça a marca empregadora: mantém por mais tempo os colaboradores, além de atrair novos candidatos interessados em contribuir com a organização. Tanto que as 90 empresas paranaenses listadas receberam mais de 1,5 milhão de currículos em 2020.

Outra ação que merece destaque são as parcerias que o GPTW firmou com as associações comerciais do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, do setor do comércio, com a Software By Maringá na área de tecnologia e ainda com o SESI-PR, com o foco na saúde e segurança do trabalhador da indústria.

O propósito destas parcerias é incentivar as empresas a melhorarem ainda mais o clima organizacional e, com isto, aumentarem o engajamento dos colaboradores dentro dos propósitos da empresa, gerando uma melhor experiência aos clientes e resultados ainda mais sustentáveis. “É o que chamamos de círculo virtuoso: é bom para as pessoas, para os negócios e para a sociedade. Escutar os colaboradores não tem contraindicação, só agrega”, conclui Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW Brasil e diretor regional no Paraná).